Foi um momento emocionante que contou com catequizandos de diferentes idades, reunidos ali pelo mesmo motivo: aproximar-se da pessoa de Jesus por meio da comunhão de Seu corpo e sangue.
Neste dia tivemos também um outro momento muito marcante, uma hora antes duas jovens receberam o Sacramento do Batismo, transformando-as de criaturas para Filhas Amadas de Deus. O Batismo nos dá, pela primeira vez, a graça santificante, que é a amizade e a presença de Deus em nosso coração. Junto com a graça recebemos o dom da Fé, da Esperança e da Caridade, assim como todas as demais virtudes, que devemos procurar proteger no nosso coração. Apaga o pecado original. Apaga os pecados atuais e todas as penas ligadas aos pecados. Imprime na nossa alma o caráter de cristão, fazendo de nós, filhos de Deus, membros da Santa Igreja Católica e herdeiros do Paraíso.
A jovem batizada também recebeu neste dia a 1ª Eucaristia assim como uma adolescente que também foi batizada e fez a 1ª Comunhão no dia seguinte.
Durante o batizado, Padre Mário aproveitou para reforçar com os padrinhos de cada batizando a relevância de seu papel no caminho de “condutores” de seus afilhados nesta etapa da primeira “imersão” em Cristo.
Já no domingo do dia 06/12, uma outra grande emoção para a Catequese, 18 crianças e adolescentes realizaram sua 1ª Eucaristia numa celebração eucarística especial, realizada às 9h30 pelo padre Mário, onde participaram do banquete sagrado, no qual receberam Jesus Cristo como alimento de nossas almas. A Comunhão é receber Jesus Cristo sacramentado na Eucaristia; de maneira que, ao comungar, entra em nós mesmos Jesus Cristo vivo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, com seu corpo, sangue, alma e divindade. A Eucaristia é a fonte e cume da vida da Igreja, e também de nossa vida em Deus.
Foi um momento marcante para as catequistas, familiares e principalmente para os catequizandos que, a partir de então, se entregaram a Jesus e a sua manifestação de amor por nós por meio da crucificação para receber a sua salvação.
Durante as duas celebrações, padre Mário ressaltou a importância de cada criança, jovem ou adulto, que realizou o sacramento eucarístico, dar continuidade a sua comunhão com o próprio Cristo participando sempre das missas como gesto de compromisso e tendo uma vivência cristã cada vez maior no dia a dia. Na missa de domingo ele também destacou o incentivo que os catequizandos devem receber dos pais através do testemunho e que a Primeira Eucaristia não é um diploma cristão, mas sim uma lição cristã.
Parabéns a todas as catequistas, familiares e responsáveis de modo geral pelo cumprimento de mais esta missão tão bela e que representa o ápice da nossa devoção a Deus.