Banner
Contador de Visitas
447206


Mensagens das Semanas Anteriores

Pensamentos da semana Abril de 2013

A fé no Ressuscitado cria o novo: "Eis que faço novas todas as coisas"(Ap 21,5a). Na nova morada não haverá lugar para o sofrimento, as lagrimas e o choro (cf. Ap 21,4). 

"Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros"(Jo 13,34). O discípulo de Jesus é reconhecido pela prática do amor: "Nisto todos reconhecerão que sois meus discípulos"(cf.Jo 21,35). 

Para a construção de uma verdadeira e autêntica comunidade, sinal do Reino, é necessário aprender a superar as dificuldades. "É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus" (At 14,22b). 

No caminho da assimilação e do testemunho do evangelho é necessário sermos  perseverantes e firmes na fé, dessa forma Paulo e Barnabé exortavam seus colaboradores (cf. At 14,22s). 

A superação do mal, das injustiças, a organização da própria sociedade não vem de acordos políticos. O NOVO, que todos os dias buscamos e queremos, vem da consciência de que Deus fez um projeto para a humanidade. Importante é o esforço humano, mas não existirá o Novo se não houver a colaboração de Deus. 

A comunidade que vive a fé no Ressuscitado é  a nova terra e o novo céu. As comunidades cristãs deveriam ser as imagens do rosto de Deus. 

No quarto domingo  da Páscoa celebramos a festa de Jesus Bom Pastor. Nos diz Jesus: " Eu dou a  vida pelas minhas ovelhas, elas escutam a minha voz"(Jo  10,27-28). Jesus é a porta do grande rebanho celestial. 

A escuta da Palavra, vinda da pregação, é o grande instrumento que abre os nossos olhos para uma realidade mais profunda, a criação da comunidade cristã, ou seja, a escuta é a geradora da comunidade dos filhos e filhas de Deus.

Todas as pessoas escolhidas por Deus para anunciar seu nome às nações tornam-se luz da mundo: "eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação  até os confins da terra"(At 13, 47b). 

Segundo o livro do Apocalipse todos aqueles que estão diante do Cordeiro são aqueles que lavaram suas vestes e aprenderam a superar as tribulações da vida (cf. Ap 7,9.14-17). 

Para sermos verdadeiros pastores precisamos viver na intimidade de Jesus. Identificar Jesus como Pastor, é reconhecer que não estamos só mas pelo contrário, acompanhados pela presença confortadora e segura de Jesus. 

Os 144.000 assinalados no livro do Apocalipse é símbolo da totalidade, do novo Israel na fé, daqueles que crêem, "uma imensa multidão, que ninguém podia contar". São todos aqueles que encontrarão o consolo de suas lágrimas e verão seus sofrimentos sendo eliminados.(cf. Missal Dominical, p.444s, Paulus).       

Os apóstolos são firmes em seus testemunhos: "é preciso obedecer a Deus antes que os homens" (cf. At 5,29b). 

Cristo morto e Ressuscitado " é o Cordeiro imolado, digno de receber o poder, a riqueza, a sabedoria e a força, a honra, a gloria e o louvor" (Ap 5,12). 

Jesus quer ter certeza de Pedro, por isso pergunta três vezes: "Simão, filho de João, tu me amas? - Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo - Apascenta as minhas ovelhas "(cf. 21,1-19). Jesus cobra de Pedro uma fidelidade radical.

Deus confia os grandes desafios somente àqueles que são é capazes de amar gratuitamente. 

Quanto mais a mente humana está voltada para as coisas do alto, com mais sabedoria discerne e administra o que conquista na terra. 

Na imagem da pesca e da refeição estão as grandes formas de viver o cristianismo: anunciar o evangelho e viver na comunhão.  

1. O caminho do reconhecimento de Jesus Ressuscitado pelas mulheres e os discípulos  

a. "Tiraram o corpo de Jesus do túmulo e não sabemos onde o colocaram" (cf. Jo 20,1-9). 

b. "Alegrai-vos". "Não tenhais medo. Ide anunciar aos irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão" (cf. Mt 28,8-15).

c. "Mulher, por que choras?". "Não me segures. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus" (cf. Jo 20,11-18).

d. "Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando. Os olhos se abriram e eles reconheceram Jesus. Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simeão" (cf. Lc 24,13-35).

e. "A paz esteja convosco. porque estais preocupados e porque tendes dúvida no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo. Tocai em mim e vede...(cf. Lc 24,35-48).

f. "Trazei alguns peixes que apanhastes". "Vinde comer"...(cf. Jo 21,1-4).

g. "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda a criatura"(cf. Mc 16,9-15).  

h. "Tomé nós vimos o Senhor. Se eu não vir a marca dos pregos  em suas mãos...eu não acreditarei. Tomé; põe aqui o teu dedo e olha as minhas mãos...Meu Senhor e meu  Deus. Não sejas incrédulo, mas fiel...(cf. Jo 20,19-31). 

2. No segundo Domingo da Páscoa Jesus nos apresenta o rosto de um Deus Pai de misericórdia, amor, fraternidade e felicidade a todos os seus filhos e filhas. 

3. Jesus Vivo e Ressuscitado é o centro da vida na comunidade. 

4. Quando a pessoa reconhece o Ressuscitado, ela encontra forças para vencer tudo o que sufoca a vida. 

5. A comunidade cristã é chamada a dar continuidade à missão salvadora e libertadora de Jesus.  

Atenciosamente

Pe. Mário Pizetta/ssp

Pároco

 

Pensamentos da semana Março de 2013

1. Palavras fortes  do Tríduo Pascal 

a. " Este dia será para vós uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar por todas as gerações como instituição perpétua" (Ex 12,14).  

b. " Tomai e comei... Este é o cálice da aliança... Fazei isto em minha memória"(cf. 1 Cor 11,23-26). Aprendam a lavar os pés uns dos outros....  

c. " Que mal fez ele?... Crucifica-o!....Tudo está consumado. Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito....(cf. Jo 18,1-19,42). 

d. " Cristo Ontem e Hoje - Princípio e Fim - A Ele o Tempo e a Eternidade...".(Sábado Santo- Bênção do Fogo). Cristo é a nossa LUZ.    


"Enviai o espírito de adoção para criar um novo povo, nascido para vós nas águas do batismo. (cf. Oração Bênção da Água no Sábado Santo) Pelo Batismo fazemos parte da grande mesa do Senhor. 

"Ele andou por toda parte, fazendo o bem e curando todos os que estavam dominados pelo demônio... Nós somos testemunhos de tudo o que Jesus fez.. (At 10,34.37-43). 

Ressuscitar é fazer um esforço para alcançar as coisas do alto, onde Cristo está sentado  a direita de Deus... (cf. Col 3,1-4). 

"Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram. Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.(Cf. Jo 20,1-9). 

SEMANA SANTA: Momento especial de nossa caminhada litúrgica onde revivemos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

DOMINGO DE RAMOS: Celebramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O povo estende seus mantos e com ramos nas mãos aclamam Jesus.

QUINTA-FEIRA SANTA: Lembramos o dia em que Jesus institui o Sacerdócio e a Eucaristia que celebramos todos os dias. Nesse dia, Jesus lava os pés dos discípulos, como expressão de serviço de sua autoridade. Recordemos o que nosso papa FRANCISCO nos disse: "A verdadeira autoridade é o serviço". Jesus nos convida em nossa vida cristã a lavarmos os pés uns dos outros. Lembremo-nos que o gesto de lavar os pés era a maior expressão de acolhida no tempo de Jesus quando alguém era recebido em casa. Dirá Jesus aos discípulos e a nós: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei".

SEXTA-FEIRA SANTA: Lembramos a morte de Jesus, como expressão máxima de amor. Um dia especial de silêncio, oração e meditação. Dia especial de reconciliação.

SÁBADO SANTO OU VIGÍLIA PASCAL:  A noite da luz. Tempo de expectativa, tempo de alegrar-se. Neste dia a Igreja canta e medita as maravilhas que o Senhor fez aos longos dos séculos junto do seu povo. Nesse acolhemos as pessoas na comunidade pelo santo Batismo e renovamos a nossa fé em Cristo Vivo. A missa é o grande banquete do Ressuscitado.

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO: Domingo da alegria, da exaltação da vida sobre a morte. A vida vence a morte. Nossa verdadeira esperança é realizada, um novo céu e uma nova terra são criados. Aparece o homem novo. O mundo dos lutos, das lágrimas, dos túmulos ficam para traz. Cristo ressuscitado traz a vida. 

FELIZ PÁSCOA MEU IRMÃO E MINHA IRMÃ

O profeta anima o povo de Israel na sua retomada após o exílio da Babilônia: "Eis que eu farei coisas novas, abrirei uma estrada no deserto e farei correr rios na terra seca para dar de beber a meu povo, a meu escolhido"(cf. Is 43,19-20).

O encontro de Paulo com Cristo o leva a tomar uma firme decisão: "Considero tudo um lixo, para estar unido a Cristo"(cf. Fl 3,8b).

Na vida precisamos aprender a deixar o passado para trás para alcançar o novo: "Esquecendo-me o que fica traz, eu me lanço para o que está na frente. Corro direto para a meta, rumo ao prêmio, que do alto, Deus me chama a receber em Cristo Jesus" (cf. Fl 3,13b.14).

Ressoam forte neste domingo as palavras dos evangelistas: "Quero a misericórdia  e não sacrifício" (cf. Mt 12,7) e "Não vim chamar os justos mas os pecadores" (cf. Lc 5,32).  

Jesus, neste 5º domingo da Quaresma, nos alerta que jogar pedras sobre os que erram é muito fácil, o difícil é: "Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais"(cf. Jo 8,11b).

Nos alerta o Papa Francisco: "Temos que andar sempre na presença do Senhor, na luz do Senhor, sempre tentando viver de forma irrepreensível" (Papa Francisco em sua homilia aos Cardeais, 14/03/2013, publicado no site da G1, da Globo).

As pessoas que encontram Cristo na sua vida tornam-se novas criaturas. O mundo velho desaparece. Tudo se torna novo (Cf. 2 Cor 5,17).

A parábola do filho pródigo tem dois momentos fundamentais: a partida e a volta. A partida é a liberdade que recebemos na vida, enquanto que a volta é a tomada de consciência  da fragilidade do ser humano, de uma liberdade mal compreendida (Cf. Lc 15,1-3.11-32).

" Pai, pequei contra Deus e contra ti, já não mereço ser chamado seu filho"(Lc 15,18b).

Viver é um processo de escolhas, seremos felizes se fizermos boas opções, caso contrário, iremos para caminhos perigosos. 

A conversão é o ato de abandonar os comportamentos que nos levam a perdição e buscarmos os caminhos do Senhor. Feliz o homem que anda nos caminhos do Senhor.

Perdoar é acolher incondicionalmente. Jesus veio a este mundo não para condenar, e sim para salvá-lo. (Cf. Jo 12,47)

Atenciosamente

Pe. Mário Pizetta/ssp

Pároco

 

Pensamentos da Semana - Fevereiro 2013

"Não estou abandonando a cruz, mas permaneço de maneira nova perto do Senhor crucificado" (Bento XVI em 27/02/2013). 

A conversão é um processo de encontro com Deus, mudança pessoal e uma abertura para o outro. (Pe. Mário Pizetta). "Se não vos converterdes, perecereis  todos do mesmo modo"(Lc 13,5). 

Deus está sempre ao lado da criatura humana, principalmente, dos mais pequenos: 

"Eu vi a aflição do meu povo que está  no Egito e ouvi o seu clamor por causa da dureza      dos seus opressores e resolvi libertá-los" (cf. Ex 3,7.8).

"Nesses quase oito anos, sempre senti que na barca está o Senhor, e sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas do Senhor" (Bento XVI em 27/02/2013).

"Serei simplesmente um peregrino que está começando  a fase final  de seu caminho nesta terra" (Bento XVI, em 28/02/2013).

Quando o homem deixa de beber da rocha que é Cristo, desvia-se do caminho da vida e desagrada ao Senhor. Necessário estar sempre atentos (cf. 1Cor 10,1-6.10.12).

A festa da Transfiguração  é um sinal antecipado de tudo o que os discípulos irão contemplar a partir da morte e ressurreição de Jesus.

A alegria dos discípulos no monte é tão grande que chegam a sugerir  a Jesus a construção três tendas e ali permanecer para escutar o Senhor e viver esta maravilhosa experiência (cf. Lc 9, 32.35).

Os discípulos  não conseguem compreender o episódio da Transfiguração, somente farão isto no momento da descida do Espírito. A partir deste momento tornar-se-ão testemunhas da cruz e da ressurreição. 

Deus faz com Abrão uma Aliança. Toda a Aliança feita pelo Senhor acontece uma saída e uma entrada. A promessa constitui uma esperança: a terra prometida. Romper esta aliança significaria sentir o abandono de Deus. A Igreja hoje, através da comunidade, cada vez que escuta a palavra e celebra a Eucaristia torna-se testemunha  da Nova Aliança.

Na carta aos Filipenses deste segundo domingo da quaresma Paulo exorta para a fidelidade a Cristo e se oferece como modelo de fidelidade "sede meus imitadores"(cf. Fl 3,17-4,1).

Na escuta da Palavra, o discípulo e missionário de Jesus encontra o caminho da realização da Páscoa "Este é o meu Filho, o escolhido. Escutai o que ele diz" (cf. Lc 9, 35b). 

O papa Bento XVI assim escreve sobre as tentações: "Refletir sobre as tentações sofridas por Jesus no deserto é um convite para cada um de nós responde a uma pergunta fundamental: o que é realmente importante na minha vida". Vejamos as tentações: Na primeira o diabo propõe a Jesus transformar uma pedra em pão para acabar com a fome. Na segunda tentação, o diabo propõe a Jesus o caminho do poder. Na terceira tentação, o diabo propõe a Jesus atirar-se do ponto mais alto do Templo de Jerusalém e fazer-se salvar por Deus mediante seus anjos. (cf. homilia do Papa Bento XVI no 1º domingo da quaresma).

Assim falou Moises ao Povo durante a apresentação da lei do Senhor: "Vê que eu hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça..Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e teus descendentes"(cf. Dt 30,15.19).

Quaresma é:

a. Tempo de rasgar o coração e voltar-se para o Senhor (cf. Joel 2,13).

b. Tempo de reconciliar-se com Deus (cf.2 Cor 5,20b).

c. Tempo de oração, jejum e prática da caridade ( cf. Mt 6,16.18).

O apóstolo Paulo afirma aos Romanos: "A palavra está perto de ti, em tua boa e em teu coração, é uma palavra de fé, se creres nela e confessares não serás confundido ( cf. Rm 10,8.11b).

Converter-se para Bento XVI é seguir Jesus de modo que o seu Evangelho seja guia concreto da vida; deixar que Deus nos transforme, parar de pensar que somos os únicos construtores da nossa existência, reconhecer que somos criaturas, que dependemos de Deus, do seu amor.(cf.reflexão de Bento XVI na missa do 1º domingo da Quaresma).

Atenciosamente

Pe. Mário Pizetta

Pároco

 

 

Pensamentos da Semana - Janeiro 2013

Neste 5º domingo do tempo comum, ano c, as leituras dominicais destacam momentos confrontantes na vida do profeta Isaias e de Pedro:

A) Isaias: Diante da grandeza do que vê afirma: "Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei,o Senhor dos exércitos".(cf. Is 6,5).  

B) Pedro: "Afasta-me de mim, porque sou um homem pecador"(Lc 6,8). 

O convite  de Jesus a Pedro para avançar para águas mais profundas é um pedido que Jesus faz a cada batizado para aprofundar-se no caminho da fé. Jesus não é percebido na superficialidade más na profundidade: "Avança para águas mais profundas" (cf. Lc 6,4).

Aqueles que avançam para águas mais profundas respondem como Isaias: "Aqui estou! envia-me"(cf. Is 5,8b).

O apóstolo Paulo, falando da ressurreição confessa para os coríntios: " por último apareceu também a mim, como um abortivo, Na verdade, eu sou o menor dos apóstolos, nem mereço o nome de apóstolo porque persegui a Igreja de Deus". (1Cor 15,8.9).

Para tornar-se discípulo e missionário de Jesus hoje é necessário avançar para águas mais profundas da fé. Conquistada pela oração, leitura e meditação da Palavra,  participação da Eucaristia e engajamento nos serviços pastorais. (Pe. Mário).

O encontro com Jesus Cristo se dá através do serviço e da gratuidade, expressões de quem vive o caminho das aguas mais profundas. (Pe. Mário)

 A Palavra de Deus vem para nos INTERPELAR, PROVOCAR, CONSOLAR, CRIAR COMUNHÃO E SALVAR.

Os profetas são homens  ou  mulheres escolhidos(as) e consagrados(as) por Deus para denunciar os obstáculos que impedem a realização do Reino de Deus entre nós. "Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci, antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações" (cf. Jr 1,5). 

O AMOR é o dom mais elevado que  podemos aspirar, sem esse somos como "címbalo que retine" (Cf. 1 Cor 12,31-33,13).  

As palavras e as atitudes de Jesus atraiam multidões. Assim também acontece com todo aquele que  com sua vida testemunha Jesus (cf. Lc 4,21-30).

Os profetas não são pessoas muito agradáveis nos dias de hoje, como não foram no passado, porque eles com sua ação procuram abrir os olhos dos que estão cegos e apontam os caminhos contrários aos planos do Pai. Vejamos o que fizeram com Jesus, que era mais do que um profeta: "Quando ouviram as palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade" (cf. Lc. 28-29). 

Vejamos o que Jesus nos diz ainda neste domingo: "Em verdade nenhum profeta é bem recebido em sua pátria" (Lc 4,24). Quando rejeitamos os profetas perdemos a oportunidade de sermos solidários e de construir um mundo melhor, vivermos o amor dom maior de Deus.

Na semana que passou realizamos o tríduo sobre São Paulo, voltamos a ler um trecho da carta de Dom Odilo: Senhor, aumentai a nossa fé: "Vivemos um tempo  de crise de fé, que se caracteriza pela superficialidade na adesão a Deus e às verdades da fé proclamadas pela Igreja; o subjetivismo leva facilmente às pessoas a escolherem o que mais  gostam e traz mais vantagem, em vez daquilo que é verdade". O tríduo era um convite e incentivo a voltarmos às raízes de nossa fé.

Para o apóstolo Paulo: A fé é viver a experiência do sentir-se amado por Deus, é sentir Cristo vivendo em nós (cf. Gl 2,20). 

Segundo o livro de Neemias havia um dia consagrado para o povo ouvir a palavra: "Este é o dia consagrado ao Senhor, vosso Deus. Não fiqueis tristes nem choreis" (cf. Ne 8,9). A Palavra é fonte  de sabedoria e vida.

O apóstolo Paulo lembra que o corpo é um só, embora  tenha muitos membros. Assim também Deus enriquece cada criatura com um dom para o enriquecimento da comunidade e busca do bem comum.(cf. 1Cor 12,12-30).

No evangelho deste domingo encontramos Jesus na Sinagoga apresentando a sua verdadeira missão:

"O espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres, proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor" (cf. Lc 4,14-21).

O amor a Palavra é  fonte de alimento para nossa fé, nossa esperança e a caridade que nos leva a sermos sempre solidários.

TRÍDUO SOBRE SÃO PAULO: Próxima terça, quarta, quinta faremos um tríduo para celebrar São Paulo. Na sexta-feira, feriado e festa de São Paulo teremos missa, às 8h e 18 horas.

ENCONTRO PAROQUIAL: No próximo dia 2 de fevereiro, sábado, entre às 08:00 com a missa até as -11:30 horas, no salão São Paulo, estaremos realizando um encontro com todas as lideranças da paróquia. Será um momento de partilha sobre nossas metas de 2013. Agradecemos a participação.

Estamos fazendo um esforço para entregar a comunidade  nossa agenda até o início de fevereiro 2013.

Estão abertas as inscrições da catequese e estas podem ser feitas na secretaria.

Nos painéis na saída da Igreja, bem como no quadro de anúncios na entrada da secretaria, constam recados importantes sobre a jornada da Mundial da Juventude. Lembramos que a paróquia através dos jovens e da secretaria estão vendendo suas camisetas e rifas. Informamos a comunidade que já temos 45 lugares de hospedagem oferecidos pelas famílias, ainda nos faltam 55 lugares. Obrigado pela participação.

Meus Irmãos e minhas Irmãs que lêem nosso site, voltamos com os pensamentos da semana, que se referem ao Batismo de Jesus

O profeta Isaias pré-anuncia Jesus: "Eis o meu servo, o meu eleito, nele se compraz minha alma, Sobre ele coloquei o meu Espírito"(Is 42,1).

Nesta semana voltamos o nosso olhar e pensamento sobre o Batismo de Jesus. Trata-se da apresentação de Jesus diante de João Batista. Do alto vem um anúncio de quem é Jesus: "Tu és meu Filho, o Amado"(Lc 3,22).

João Batista assim afirmava ao povo: "Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo" (Lc 3,16-22).

O Batismo é a porta de entrada na comunidade cristã, por isso é importante o batismo da criança, pois desde cedo ela vai aprendendo o significado do seguimento de Jesus. Mais do que nunca precisamos hoje compreender a grandeza deste sacramento.

A pessoa que recebe o sacramento do Batismo é convidada a acolher a todos sem distinção entre as pessoas (cf. At 10,34).

O profeta Isaias anuncia a missão de Jesus e como conseqüência, o compromisso de todo batizado: "Luz das nações, abrir os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas"(cf. Is 42,7).

 

Atenciosamente

Pe. Mário Pizetta

Pároco

 

 

 

Pensamentos da Semana - Dezembro 2012

Neste II domingo do Advento nos é apresentada a figura de João Batista, aquele que quer preparar os caminhos da chegada de Jesus: "esta é a voz daquele que grita  no deserto: preparai os caminhos do Senhor, endireitai a suas veredas"(cf. Lc 3,4). Assim como preparamos nossa casa para receber a quem nos visita, assim também precisamos preparar nosso coração para quem vem trazer a salvação. O caminho de preparação é um processo de purificação.

Anunciar o Evangelho, apresentar a Boa Noticia é a grande missão da comunidade dos batizados.

Afirma o profeta Baruc: "Despe, ó Jerusalém, a veste  de luto e de aflição e reveste os adornos da glória vinda de Deus. Cobre-te com o manto da justiça que vem de Deus" (Br 5,1.2). Converter-se é mudar o coração.

Uma denuncia  sobre uma injustiça social sem o anúncio da Palavra tornar-se-ia uma mensagem estéril.

"Optar pelo Reino significa despojar-se  de si , renuncia de toda forma de orgulho,disponibilidade às inspirações  do Espírito, obediência. O homem que quiser seguir a Jesus é chamado a despojar-se de si  e a perder-se  de algum modo"(cf. Missal Dominical, Paulus, 1995, p.59).

O caminho de conversão é um processo que gradativamente vai modificando o foco de nossas buscas: das coisas que passam para aquelas que não passam. (Pe. Mário)  

Atenciosamente

Pe. Mário Pizetta

Pároco

 
<< Início < Anterior 11 12 13 14 15 16 Próximo > Fim >>

Página 14 de 16