Banner
Contador de Visitas
357911


Mensagens das Semanas Anteriores
Mensagens da semana Dezembro de 2017 PDF Imprimir E-mail

“ESTAI SEMPRE ALEGRES”

O terceiro domingo do advento é chamado o domingo da alegria, pois o Senhor está chegando. 

A primeira leitura nos apresenta a missão do servo. O servo é Jesus que virá. Ele anunciará a boa nova aos pobres, vem curar nossas feridas e libertar os que estão presos (cf. Is 61,1-2.10-11).

Na segunda leitura, Paulo, recomenda aos tessalonicenses e a cada um de nós: “estai sempre alegres”, “daí graças em todas as circunstâncias”, “examinai tudo e ficai com o que é bom” (cf. 1Tes 5, 16-24).

No evangelho, encontramos novamente a pessoa de João Batista, que vem para ser o testemunho da luz. Interrogado por levitas, vindos de Jerusalém,  que queriam saber quem ele era, João responde: “ Eu não sou o Messias”, “nem Elias”, “Eu sou a voz daquele que grita no deserto: aplainai o caminho do Senhor”. Estas afirmações nos ajudam a compreender a missão de João Batista: preparar a estrada de muitos para acolher Jesus. A Igreja, também hoje tem esta missão: preparar os corações humanos para acolher este Menino Deus que vem até nós. Hoje, compete a cada um de nós pedir a sabedoria para discernir o que vem de Deus.

Pe. Mário Pizetta, ssp
Pároco


COMO JOÃO BATISTA: VAMOS PREPARAR O CAMINHO PARA O SENHOR

Neste segundo domingo do Advento trazemos o profeta João Batista, o precursor do Messias: “Preparai os caminhos do Senhor, endireitai as suas veredas”.

O profeta Isaias, convida a comunidade a ter confiança sobre a vinda do Senhor: “preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada do Senhor”. Ele virá como um Pastor que carregará a todos com seu braço forte (cf. Is 40,1-5,9-11).

O evangelho, nos mostra a figura de João Batista, que retoma  as palavras do profeta Isaias, e acrescenta: “depois de mim, virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias”. João ainda nos lembra que ele batiza com agua, mas Ele vos batizará no Espirito Santo” (cf. Mc 1,1-8).

A segunda leitura, Pedro em sua segunda carta, nos alertará dizendo que o tempo de Deus é diferente do nosso tempo. A demora de sua chegada não nos deve deixar tristes. Precisamos estar sempre vigilantes (cf. 2 Pd 3,8-14).

Neste domingo acendemos a segunda vela da coroa do Advento, a Branca, anunciando que este menino é portador de Paz.

Pe. Mário Pizetta, ssp
Pároco


UM NOVO ANO LITÚRGICO

Com a festa de Cristo Rei, no último domingo, encerramos o ano litúrgico de 2017. Hoje, com o Advento, iniciamos um novo ano litúrgico, tempo de preparação ao Natal. A Igreja, ao longo de cada ano, nos oferece a oportunidade de reviver os principais mistérios da nossa fé.

Neste domingo, o 1º do Advento, o profeta Isaias, lamenta  que o homem se afastou de Deus e faz  uma súplica para que o Senhor volte o seu olhar, reconsidere seu comportamento e venha em socorro de todos aqueles que foram justos. Perdoe, esqueça os erros daqueles que falharam. O profeta clama ao Senhor, que mesmo com todas as fragilidades humanas reconhece  “tu és nosso pai, nós somos barro; tu, nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos”. O Senhor é pai e usa de misericórdia (cf. Is 63,16b-17.19b; 64,2b-7).

No evangelho, de Marcos, apresenta-nos a advertência de  Jesus, para estarmos sempre atentos, vigilantes pois não podemos imaginar quando virá o Senhor. A vigilância não nos permite vacilar. Ela é uma atitude do sábio (cf. Mc 13,33-37).

Paulo, na carta aos Coríntios, agradece a Deus pela ação bondosa sobre a  comunidade, afirma que não lhes falta nada, todos foram enriquecidos com a palavra e todo o conhecimento. Paulo ainda implora para que todos possam ser perseverantes até o fim (cf. 1Cor 1,3-9).

Que cada vela acendida aos longos destes quatro domingos ilumine o nosso caminho  de preparação ao Natal.

Pe. Mário Pizetta, ssp
Pároco


 

 
Mensagens da Semana Novembro 2017 PDF Imprimir E-mail

 

CRISTO, O REI QUE VAI AO ENCONTRO DE TODOS

 

Neste domingo concluímos o ano Litúrgico de 2017. Dessa forma, abrimos as portas do Advento no próximo domingo. Também neste domingo iniciamos o Ano do Laicato, tempo de maior conscientização sobre o protagonismo de todos aqueles que estão engajados na vida eclesial.

A primeira leitura vai mostrar que Deus é o verdadeiro Pastor, “eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas”. Deus não procede como os reis do mundo. Ele vai ao encontro de todos, ele vai procurar a ovelha perdida (cf. Ez 34,11-12.15-17).

Na segunda leitura Paulo, o apóstolo nos dirá que Cristo é a primícia, não só o primeiro, mas o mais importante no plano do Pai para receber a ressurreição e o Pai colocará todas as realidades deste mundo sob o seu poder. Cristo é o vencedor da morte (cf. 1Cor 15.20-26.28).

No evangelho, encontramos os últimos versículos do capitulo 25, a apresentação do juízo final. Jesus vai apresentar os critérios que serão utilizados nesse dia. Jesus vai nos confrontar com tudo o que ele em vida nos ensinou e praticou, quando esteve no nosso meio. Ele julgará o nosso amor e a justiça praticada (cf. Mt 25, 31-46).

 

Pe. Mário Pizetta, ssp

Pároco


TEMPO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS - CHAMADOS A MULTIPLICAR OS DONS

Na medida que vamos concluindo o ano litúrgico, de 2017, os textos proclamados voltam-se para a responsabilidade pessoal sobre a vida, nos interpela: quais são os frutos de nosso trabalho? Qual é a nossa colheita? Quais são nossos resultados? Quanto fomos capazes de multiplicar?

Na primeira leitura, do livro dos Provérbios, encontramos a exaltação da mulher virtuosa e temente a Deus: é mais preciosa que as joias; Ela é o encanto do marido, tem olhar para o necessitado e seus trabalhos são proclamados nas praças (cf. Pr 31,10-13.19-20.30-31).

O evangelho nos apresenta a parábola do talentos. Cada um de nós é agraciado por dons. Eles representam nossas capacidades para agirmos no mundo em favor do irmão e não apenas para si próprio. Na vida também não podemos esconder estes dons, nos omitir. Não é possível acomodar-se. Cada ser humano foi enriquecido pelo Senhor (cf Mt 25,14-30 ou 14-15.19-21).

Na segunda leitura, Paulo apóstolo, ainda continua explicando a comunidade a vinda do Senhor, “ela virá como o ladrão”, nunca vai avisar. Como “filhos da luz e filhos do dia ”, precisamos caminharmos de forma “vigilante e sóbria” (cf. 1Ts 5,1-5).

Neste domingo o Papa convida a todos a termos um olhar como de Jesus para os pobres. Em sua mensagem o Papa nos recorda que os pobres “sempre estiveram no coração da Igreja desde as comunidades primitivas”... e, “se queremos encontrar o Cristo é preciso que toquemos o seu corpo no corpo chagado dos pobres como resposta a comunhão sacramental recebida na Eucaristia”

Pe. Mário Pizetta, ssp
Pároco


PRUDÊNCIA E VIGILÂNCIA CAMINHAM JUNTAS


O 32º domingo do tempo Comum, ano A, nos apresenta duas atitudes de grande valor na caminhada cristã: a prudência e a vigilância. Vejamos como as leituras nos ajudam a compreender esta realidade:

A 1ª leitura, nos fala que a Sabedoria é a grande aliada do homem quando este a ama. Ela se antecipa e nunca se cansa, ela é a perfeição da prudência. A sabedoria ilumina todas as nossas escolhas, para buscarmos sempre os melhores caminhos (cf. Sb 6,12-16).

O evangelho continua a explicitar a apresentação do Reino nos mostrando a parábola das virgens prudentes e insensatas. As prudentes usam a sabedoria que está na vigilância. As surpresas acontecem todos os dias, o noivo pode chegar e sermos surpreendidos. Daí a necessidade de caminhar sempre preparados (cf. Mt 25,1-13).

A segunda leitura o apóstolo Paulo responderá as dúvidas da comunidade sobre o que acontecerá com aqueles que morreram. Paulo explicará que se cremos na ressureição estaremos na glória junto com o Pai (cf. 1Ts 4,13-18).

Pe. Mário Pizetta, ssp
Pároco


SANTOS: SÃO TODOS AQUELES QUE VIVEM AS BEM-AVENTURANÇAS

A Igreja, no mundo INTEIRO, celebrou a festa de “Todos os Santos” no dia 1º de novembro. No Brasil, a CNBB, quando este dia cai na semana, a festa é transferida para o domingo seguinte.

A primeira impressão que vem na nossa mente quando falamos de santidade é de uma realidade muito distante, difícil de ser alcançada, um privilégio de poucos, mas na verdade, poucos são lembrados na história, mas são muitos os que se tornam santos. Santidade não é uma realidade inatingível, pelo contrário, cada ser humano pode alcançar a santidade. Santidade é ser íntimo de Deus. A História dos Santos nos mostra que temos santos de todas as idades, que alcançaram este grau nas mais diversas situações da existência. Qual o segredo? Amar, pois quando amamos testemunhamos Deus. Vejamos como as leituras nos ajudam a compreender esta busca:

Na primeira leitura, João por meio do Apocalipse,  vê  uma grande multidão de todos as nações, tribos, povos e línguas que trajavam a veste branca e tinham vindo da grande tribulação, pois tinham lavado suas vestes no sangue do Cordeiro (cf. Ap 7,2-4.9-14).

O evangelho nos apresenta o caminho percorrido pelos santos e santas, a vivência das Bem- aventuranças. Todo aquele que  pratica estas recomendações de Jesus será santo um dia. Vemos portanto que a santidade não exige grandes ações, mas fazermos o pouco em cada dia com amor (cf. Mt5,1-12).

A segunda leitura, João e sua carta 1ª carta nos dirá que somos seus filhos amados( 1 Jo 3,1-3).

Pe. Mário Pizetta, ssp
Pároco


 

 

 

  O AMOR É A FORMA CONCRETA DE MANIFESTAR NOSSA FÉ 

O 30º domingo do tempo comum leva-nos  a escutar a pergunta dos fariseus: “Qual é o maior mandamento? Vejamos como as leituras respondem a este questionamento.

No livro do Êxodo o Senhor fala ao povo para que não maltrate e nem explore o seu irmão, não faça mal a viúva. Todo aquele que praticar estes comportamentos sentirá a cólera do Senhor (cf.  Ex 22,20-26).

No evangelho Jesus resume a Lei e os Profetas: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda tua alma e de todo o teu entendimento” e “amarás o teu próximo como a ti mesmo” ( cf. Mt 22,34-40). Recordemos que Judeus tinham 613 mandamentos, 365 proibições e 248 prescrições. Jesus faz uma síntese de todas estas normativas e no resumo que apresenta o jeito de ser cristão. Jesus está  dizendo que na prática do amor a Deus e ao próximo está a nossa expressão máxima da nossa fé. Fé sem a prática do amor não é completa.

Paulo, na carta aos Tessalonicenses, expõe como os primeiros evangelizadores agiam: com simplicidade acolhiam a todos, viviam uma conversão contínua, davam testemunhos e se tornaram modelos para outras comunidades (cf. 1Ts 1,5-10).

Jesus ao pedir amor ao próximo está reconhecendo a criatura humana não apenas como sua imagem, mas o identifica como o ser mais importante de todas as criaturas criadas. 

Pe. Mário Pizetta, ssp
Pároco


SER MISSIONÁRIO: É SER COLABORADOR DE DEUS 

Neste domingo, a Igreja celebra o dia mundial da missões das Missões. O Papa Francisco em sua mensagem para este dia afirma: “a Igreja é missionária por sua natureza”, está fundamentada no poder transformador do evangelho”, nos tornamos seguidores de jesus quando o acolhemos em nossa vida. A ato de crer  e de agir nos torna colaboradores  de Deus. 

Na 1ª leitura, Isaias nos mostra que Ciro, imperador, ao libertar o povo judeu torna-se um instrumento de Deus. Nos alerta de que nenhum poder é eterno neste mundo (cf. Is 45, 1.4-6). 

No evangelho nos é apresentada a questão da autoridade política e religiosa: “É justo pagar tributo a Cesar?”. Jesus não entra na pergunta maldosa dos fariseus e doutores da lei, mas mostra que devemos reconhecer  o que é de Deus e respeitar o que é do poder deste mundo. 

Na segunda leitura, vemos Paulo, incentivando os cristãos da cidade de Tessalônica  a viverem a fé. Fé que não é um mero sentimento, mas um comprometimento com o projeto de Jesus., Quando assumimos um serviço, um trabalho na evangelização estamos nos tornando missionários. 

Pe. Mário Pizetta, ssp
Pároco


DEUS NOS CONVIDA PARA O GRANDE BANQUETE

Depois que o evangelista Mateus nos apresentou a parábola da vinha, neste 28º domingo do tempo comum, somos convidados a participar do grande banquete.

O profeta Isaias dirá que o Senhor nos chama para o banquete sobre o monte. A imagem da mesa farta é a manifestação da alegria  de todos os que acolhem a Deus. Olhando para o nosso mundo vemos que o privilégio de bons alimentos ainda está na mesa de poucos.

No evangelho vamos ouvir a parábola do rei que fez uma grande festa para o casamento do  seu filho. Ele distribuiu um enorme número de convites, e muitos apresentaram desculpas e não foram para o banquete. Deus é o Pai que oferece a festa. O filho é Jesus. A parábola expressa a imagem do Reino: Deus convida a todos, mas nem todos aceitam, aquele que não tem a veste nupcial é aquele que não quer se comprometer.

 

Paulo, na segunda leitura, nos dá um belo exemplo de humildade e de confiança: sabe viver na abundância e também na pobreza, testemunha  sua capacidade de adaptar-se à realidade onde se encontra. Paulo explica que esta capacidade é advinda de sua grande confiança que ele tem em quem o envia e na força que recebe devida a sua fidelidade.

Pe. Mário Pizetta, ssp
Pároco


A PEDRA REJEITADA QUE SE TORNOU A PEDRA ANGULAR

No último domingo a liturgia nos chamava atenção sobre a responsabilidade pessoal. Neste domingo ainda encontramos a reflexão sobre a vinha. Jesus já está em Jerusalém. As leituras proclamadas mostram a gratidão de Deus e seu cuidado com a vinha, revelam ainda a ingratidão do homem que além de não cuidar bem da vinha, produz frutos azedos e mata aqueles que foram enviados para supervisionar a ação dos vinhateiros.

O texto de Isaias é um “cântico de núpcias”: a vinha é a esposa e o amigo é o símbolo de Deus. O cântico é um hino a justiça e à fidelidade de Deus a seu povo, que nem sempre corresponde com bons frutos (Cf. Lit. Diária, Nº 310,p.38), ( Is 5,1-7).

O evangelho retoma o tema da vinha. O texto afirma que Deus confiou esta vinha a pessoas. Periodicamente enviou seus servos, os profetas, para ver o que estava acontecendo, mas eles foram mortos pelos arrendatários. Finalmente enviou seu Filho, mas este também foi morto,” A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”(cf. Mt 21,42). Jesus é a pedra angular que foi rejeitada e morto.

Na segunda leitura encontramos Paulo que nos convida a atuar na vinha. A vinha é o reino, a comunidade, onde cada um de nós é convidado a empenhar-se a tudo o que é “verdadeiro, respeitável, justo, amável, honroso que mereça louvor do Senhor”(cf. Fil 4,6-9).

Vemos portanto que Deus criou um mundo pleno, perfeito, e repleto de riquezas. Deixou o homem como o grande responsável da vinha, mas este não soube zelar. Cada um de nós, animado pela força transformadora do evangelho, é chamado a fazer prosperar a vinha

Pe. Mário Pizetta, ssp
Pároco


 

 

Mensagens da Semana Setembro 2017

EMPENHADOS NA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MAIS JUSTO E DE PAZ

O 26º Domingo do Tempo Comum nos recorda que Deus chama todos os homens e mulheres a empenhar-se na construção de um mundo novo de justiça e de paz. Alerta que não podemos viver em duas opções: o “sim” para colaborar, ou voltarmo-nos para o egoísmo, comodismo, isolamento e não assumirmos um compromisso com Deus.

O profeta Ezequiel, na primeira leitura, convida os israelitas exilados na Babilónia a comprometerem-se de forma séria e consequente com Deus, sem rodeios, sem evasivas, sem subterfúgios. Cada crente deve tomar consciência das consequências do seu compromisso com Deus e viver, com coerência, as implicações práticas da sua adesão a Jahwéh e à Aliança.

O Evangelho vai nos ajudar a compreender como se concretiza o compromisso cristão com Deus: O “sim” que Deus nos pede não é uma declaração teórica de boas intenções, sem implicações práticas, mas é um compromisso firme, coerente, sério e exigente com o Reino, com os seus valores, com o seguimento de Jesus Cristo esforçando-se para cumprir a vontade de Deus.

Paulo, na segunda leitura, apresenta aos cristãos de Filipos e a nós do mundo de hoje, o exemplo de Cristo. Na condição de Filho de Deus, Cristo não afirmou com arrogância e orgulho a sua condição divina, mas assumiu a realidade da fragilidade humana, fazendo-se servidor dos homens para nos ensinar a suprema lição do amor, do serviço, da entrega total da vida por amor.

Deus nos pede a seguir Jesus e a viver do mesmo jeito, na entrega total ao Pai e aos seus projetos.

Pe. Mário Pizetta, ssp
Pároco


BÍBLIA: A PALAVRA QUE NUNCA SE DESATUALIZA

No último domingo de setembro  a Igreja celebra  o dia da Bíblia. Com esta data lembramos a importância da Palavra de Deus na vida do ser humano.

O Bem-aventurado Pe. Tiago Alberione, fundador da Família Paulina, dizia que a Biblia “é a carta que Deus enviou aos homens”.

O profeta Isaias, na 1ª leitura, fará um forte apelo para conversão; ”buscai o Senhor, abandonai o caminho dos ímpios, reconhecei  que os caminhos de Deus, não são os caminhos dos homens” (cf. Is 55,5-6). A Palavra do Senhor é luz para os que buscam a Deus e caminho para os que desejam retornar ao Senhor”.

No  evangelho, Deus nos convida a ir trabalhar na sua vinha em diferentes horas. Veremos que Deus é um patrão que não segue os critérios dos homens, mas  usa de bondade para com todos. Com isto o evangelho nos diz que o Reino de Deus não se baseia em mérito ou recompensa mas é dom de Deus. ”Os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros” (cf.Mt 20,1-16).

A segunda leitura, Paulo nos dirá que para Ele “o viver é Cristo e o morrer é um lucro” (cf.Fl 1,21). O cristão não pode desanimar, mas ser perseverante em todas as situações. Não podemos perder de vista o fim.

Pe. Mário Pizetta, ssp
Pároco


QUANTAS VEZES DEVO PERDOAR O MEU IRMÃO?

O XXIV domingo do tempo Comum, ano A, vai nos dizer que não existe limite para o perdão, precisamos perdoar sempre.

A 1ª leitura de Ezequiel, nos diz que devemos superar a lei talião (Lev.24,19.20;Ex 21,23-25; Dt 19,20). É um texto que antecipa o “pai nosso”.

Lembra que “o rancor e a raiva são coisas detestáveis”, nos questionará: ”Se você não tem compaixão do teu irmão, como poderá pedir perdão dos teus pecados?”(Cf. Eclo 27,33-28,9). O verdadeiro perdão começa com o perdão ao irmão.

O evangelho, através de uma parábola, Jesus explicará o sentido do perdão e  as consequências de quem não  é capaz de perdoar:” É assim que meu Pai do céu fará convosco se cada um  não perdoar o seu irmão” (cf. Mt 8,21-35).

Na carta aos Romanos, Paulo reconhece a diversidade de expressões da fé, vê o pluralismo, “quer vivamos ou morramos pertencemos a Cristo” (cf. Rm 14,7-9).

Perdoar é condição para construirmos a paz, é a essência dos ensinamentos de Jesus. O perdão não se mede pelas vezes que perdoamos mas pela profundidade. O perdão  vem da nossa capacidade de amar. Se amamos o irmão, não temos razões para bloquear a vida do outro. Perdoar é condição para conquistar a paz interior. Vamos lembrar que estamos no Mês da Bíblia, Ela é luz no caminho do ser humano.

 

 

Pe. Mário Pizetta, ssp
Pároco


Mensagem da Semana 

  O NOSSO OLHAR FRATERNO COM AQUELES QUE ERRAM.

O 23º Domingo do tempo Comum, Ano A, nos fala da relação com o outro, de modo especial a correção fraterna.

A primeira leitura apresenta a missão  do profeta em nossa sociedade, ele é como um vigia na cidade. Está à serviço da vida. Sua missão é alertar os que se encontram nos maus caminhos, ele está para salvar o seu irmão(cf. Ez 33,7-9).

No evangelho, vemos as indicações de Jesus de como se comportar diante de um erro do irmão. Indica que a oração e a paciência fazem um bem enorme.

Vemos que Jesus oferece vários estágios para este perdão: o encontro fraterno, isto é no diálogo sincero; apresenta o apelo comunitário, duas ou mais pessoas, e por fim o anúncio público (Cf. Mt 18,15-20).

Na segunda leitura, Paulo dirá aos Romanos, que a única realidade que devemos  ao nosso irmão é o nosso amor. Afirma que quem ama cumpre a lei  e manifesta Deus Cf. Rm 13,8-10).

Recordamos que estamos no mês da Bíblia, um mês de maior intimidade com a Palavra de Deus.

 

Pe. Mário Pizetta, ssp

Pároco


JESUS ANUNCIA O CAMINHO DA CRUZ

No último domingo, víamos o elogio de Jesus a Pedro: “Feliz és tu Pedro”, neste domingo, vemos Pedro não aceitar que Jesus tenho que sofrer e morrer.

A primeira leitura apresenta as confissões do profeta Jeremias, onde ele se sente enganado pelo Senhor, reclama que sua palavra foi motivo de gozação diante das pessoas, mas admite ter sido seduzido: ”seduziste-me Senhor” (Jer 20,7). Mesmo diante de todo o sofrimento, o profeta reconhecerá que dentro dele sentiu penetrar um fogo ardente que era impossível resistir (cf. Jer 20, 7-9).

No evangelho, Jesus faz um anúncio: a primeira vista estranho para os discípulos, sobretudo para Pedro: “iria sofrer muito, devia morrer e ressuscitar no terceiro dia”(cf. Mt 16,21). Pedro amava Jesus por isso repreende Jesus: “Deus não permita tal coisa”, mas é advertido por Jesus: “Vai para longe de mim, Satanás”, ”você é uma pedra de tropeço”. Jesus nesta hora está afirmando a Pedro, aos discípulos, e nós que a cruz faz parte do seguimento e quem quiser segui-lo precisa assumir as consequências. O seguimento exige renuncia (cf. Mt16,21-237).

Na segunda leitura Paulo advertirá para não nos conformarmos com a mentalidade do mundo, mas transformá-lo, isto é, eliminar do mundo tudo o que impede a realização do Reino (cf. Rm 12,1-2).

Neste mês de setembro, Mês da Biblia, vamos nos dedicar mais tempo a escutar a Palavra de Deus, recordar que Ela é luz para os nossos passos.

Pe. Mário Pizetta, ssp

Pároco


 

 
Mensagem da semana Agosto 2017

RECONHECER JESUS PARA FAZER NASCER A IGREJA

A liturgia do 21º Domingo do Tempo Comum, Ano A, nos propõe, dois temas, onde se estrutura toda a existência cristã: Cristo e a Igreja.

O Evangelho convida os discípulos a aderirem a Jesus reconhecendo-o como “o Messias, Filho de Deus Vivo”(cf. Mt 16,16). Dessa adesão, nasce a Igreja, a comunidade dos discípulos e discipulas de Jesus, convocada e organizada ao redor de Pedro. A missão da Igreja é dar testemunho da proposta salvadora de Jesus. Para a Igreja e Pedro é confiado o poder das chaves, isto é, de interpretar as palavras de Jesus, adaptar os ensinamentos de Jesus aos desafios do mundo e acolher na comunidade todos aqueles que aderem à proposta de salvação que Jesus oferece (cf. Mt 16,13-20).

A primeira leitura refere-se ao comportamento daquele que tem o poder “das chaves”. Aqueles que carregam “as chaves” não podem usar a sua autoridade para buscar interesses pessoais e para impedir aos seus irmãos o acesso aos bens eternos, mas deve exercer o seu serviço como um pai que procura o bem dos seus filhos, com solicitude, com amor e com justiça (cf. Is 22,19-23).

Na segunda leitura o apóstolo faz um hino de louvor ao projeto de Deus, um convite a contemplar a riqueza, a sabedoria e a ciência de Deus que, de forma misteriosa e às vezes desconcertante, realiza os seus projetos de salvação do homem. Ao homem resta entregar-se confiante nas mãos de Deus e deixar que o seu espanto, reconhecimento e adoração se transformem num hino de amor e de louvor ao Deus salvador e libertado (cf. Rm 11,33-36).

Neste domingo destacamos a confissão de Pedro. Ele é o exemplo de fidelidade, de serviço, modelo para todo discipulado de Jesus.

Pe. Mário Pizetta, ssp

Pároco


UM GRANDE SINAL FOI VISTO NO CÉU

 

Neste domingo celebramos a festa da Assunção de Nossa Senhora. O prefácio da missa desse dia afirma: “A Virgem Maria Mãe de Deus, foi elevada a glória do céu. Aurora e esplendor da Igreja Triunfante, ela é consolo e esperança para o vosso povo ainda em caminho”.

A primeira leitura nos leva a identificar a “mulher” como sendo Nossa Senhora por isso ela se torna este grande sinal (cf. Ap. 11,19a,12,1.3-6a,10ab).

O evangelho, apresenta o relato da visitação de Maria a sua prima Isabel, nele escutamos as palavras: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”. Maria é sinal de consolo e esperança (cf. Lc 1,39-56).

Na segunda leitura vem a afirmação: “Cristo ressuscitou dos mortos como

primicias dos que morreram.” Cristo vence a morte e abre o caminho para todos nós, seus filhos e filhas (cf.1 Cor. 15,20-27a).

A Igreja é o grande sinal da presença de Deus no mundo. Ela esta sempre pronta a defender a vida. Toda vez que ela se coloca em favor da vida ela é luz para a humanidade

Pe. Mário Pizetta, ssp
Pároco


 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 14