CRISMA: No próximo sábado, dia 14 de dezembro, às 16 horas, em nossa paróquia acontecerá a Crisma. Teremos a presença do Bispo. A Paróquia e os Crismandos convidam a todos para este momento.
MISSA DE ENCERAMENTO DA NOVENA DE NATAL: Acontecerá no dia 18 de dezembro, na missa das 18 horas, com a participação do Coral da melhor idade.
CAMPANHA MISSIONÁRIA: Na saída da igreja estão os envelopes da Campanha Missionária 2019. Todos nós somos convidados a nos sentir co-responsáveis com as iniciativas de evangelização. Os envelopes devem ser trazidos no próximo domingo.
OBRAS: Concluímos na última quinta-feira, os trabalhos de Demolição, Remoção dos entulhos. Também praticamente já encerados os ajustes da Energia e HIDRAÚLICA. Nossas próximas etapas: a montagem do Gabarito e Terraplanagem, para depois iniciarmos as fundações.
BAZAR DENATAL DA OFICINA SANTO INÁCIO: Nossa gratidão a toda equipe da OFICINA. Este ano, devido local e trabalhos da obra o Bazar foi um tanto prejudicado.
Pe. Mário Pizetta
Pároco
‘EIS AQUI A SERVA DO SENHOR”(Lc 1,38)
Neste domingo celebramos a festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Por fazer a vontade do Pai, Maria recebe do Pai a graça de ser livre do pecado de Adão e Eva. Ela é a Virgem pura, imaculada.
Na primeira leitura, do livro do Genesis leremos o momento que Deus interroga Adão e Eva, estes, escondem-se e se justificam que estão nus. Há o ingresso do mal no mundo. A princípio, a serpente torna-se vencedora, mas Deus não abandona os seus filhos (cf. Gn 3,9-15.20).
O evangelho nos apresenta o convite de Deus para que Maria seja a portadora de Jesus ao mundo. ”Alegra-te, cheia de graça”, “Não tenhas medo”, “Eis aqui a serva do Senhor”, são todas expressões que confirmam a atenção do Pai para com Maria, portadora deste privilégio (cf. Lc 1,26-28).
Na segunda leitura, Paulo nos dirá que “em Cristo, ele nos escolheu, antes da criação do mundo para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o olhar no amor”.
Convido a todos, que compartilham com o nosso site, a fazer uma digna preparação para recebermos com alegria o Salvador que vem ao nosso encontro.
Pe. Mário Pizetta, ssp Pároco.
Missa do Final de Ano
24/12/2019 - Noite de Natal - 20:00hs. (não Haverá Missa pela manhã)
28/12/2019 e 29/12/2019 - Missas normais como todos os domingos - 08:00hs. | 09:30hs. | 11:30hs. | 18:00hs.
31/12/2019 - Missa - 07:30hs.
Missa de Ação de Graças: 18:00 hs.
1º/1/2020 - 8:00hs. | 11:30hs. | 18:00hs.
Um Feliz e Abençoado Natal a todos. Um Novo Ano de muitas Bênçãos de Deus.
Pe. Mário
SECRETARIA DA PARÓQUIA TEM NOVO ENDEREÇO: Rua França Pinto 78
Informamos a todos os paroquianos, frequentadores e amigos da paróquia Santo Inácio de Loyola, que a secretaria mudou para a Rua França Pinto 78. As missas continuam em seus horários normais nos dias de semana e finais de semana. Tel: 55711744
Santo do dia - 12 de dezembro - Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira principal da América Latina
Conforme antiga tradição foi no ano de 1531 que a Virgem Mãe de Deus apareceu a Juan Diego, um piedoso índio, na colina de Tepyac, perto da capital do México. Com muita afabilidade o exorta a ir ter com o bispo, Juan de Zumárraga, e dizer-lhe que nesse lugar erigissem um Santuário em sua honra. Quando o neófito, movido por uma segunda aparição e nova insistência da Virgem, renovou suas súplicas entre lágrimas, ordenou-lhe o bispo que pedisse um sinal comprobatório de que a ordem vinha realmente da grande Mãe de Deus.
Vindo o neófito, certo dia, de lugar mais distante, por um caminho que não passa pela colina de Tepyac e dirigindo-se à capital, à procura de um sacerdote que administrasse os últimos sacramentos ao tio moribundo, a benigníssima Virgem veio-lhe ao encontro pela terceira vez e o consola com a notícia do perfeito restabelecimento do tio, colocando-lhe no manto estendido belíssimas flores havia pouco desabrochadas, apesar da esterilidade do terreno e do inverno: “Escute, meu filho, não há nada que temer; não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo que ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é o meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante do Bispo, desdobre a sua “tilma” (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém só na presença do bispo. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omitindo”.
Juan Diego obedece e, ao despejar as flores perante o bispo, aparece uma linda pintura de Nossa Senhora tal como ela se mostrara na colina perto da cidade. O bispo acompanhou Juan ao local designado por Nossa Senhora e depois foi ver o tio dele, já curado. Este, ouvindo descrever a Senhora, assentiu sorrindo: “Eu também a vi. Ela veio a esta casa e falou-me. Disse-me também que desejava a construção de um templo na colina de Tepyac. Disse que sua imagem seria chamada ‘Santa Maria de Guadalupe’, embora não tenha explicado o porquê”. A fama do milagre espalhou-se rapidamente por todo o território.
Ó Deus, que nos destes a Santa Virgem Maria para amparar-nos como mãe solícita, concedei aos povos da América Latina, que hoje se alegram com sua proteção, crescer constantemente na fé e alcançar o desejado progresso no caminho da justiça e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
MUTIRÃO BÍBLICO: A PALAVRA É GERADORA DE VIDA!
O mês da Bíblia de 2019, na sua 48ª edição, teve como tema: “O amor em defesa da vida”. E como lema: “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro” (1Jo 4,19). O mês da Palavra de Deus foi celebrado no Setor Paraíso, da Região Episcopal Sé, em três encontros, a saber: O primeiro, no dia 4 de setembro, na Paróquia Santa Rita de Cássia. O segundo, dia 11 de setembro, na Paróquia Santa Generosa. E o terceiro, no dia 18 de setembro, na Paróquia Santo Agostinho. Durante estes encontros foi analisada a 1ª Carta de São João. Estes dias de estudo foram assessorados pelo Prof. Carlos Mário Vasquez Gutierrez, doutor em Bíblia pela Universidade Metodista de São Paulo e professor de Teologia no ITELSE e ETEP. Estiveram presentes nesses dias de estudo uma média de 80 pessoas por noite. A carta de João foi escrita entre os anos 95-100 depois de Cristo, e levava em consideração o ambiente de Éfeso, uma cidade que tinha em média 250.000 habitantes e ali haviam muitas expressões religiosas. Segundo o Assessor, o texto não é um livro, como as Cartas de São Paulo – que tem um começo, meio e fim –, mas um conjunto de homilias que tinham o objetivo de manter viva a chama existente. O Palestrante apresentou o texto em seis divisões Os capítulos buscam responder: “Quem é Deus? Quem é Jesus Cristo?”. Os seguidores da comunidade são chamados a dar testemunho de Jesus Cristo feito carne humana. Damos testemunho do amor de Deus na medida em que amamos nossos irmãos. Fotos registradas pela Rami, da Pascom.
Oração final do Mutirão Bíblico realizado no Setor Paraíso nos dias 4, 11 e 18 de setembro 2019
JOVENS DA PARÓQUIA SANTO INÁCIO PARTICIPAM DA
JORNADA DA JUVENTUDE NO PANAMÁ
Entre os dias 21-27 de janeiro, duas jovens da paróquia Santo Inácio de Loyola, a Marília e a Sabrina, participaram da Jornada Mundial da Juventude no Panamá e relatam suas experiências:
“ A proposta da Jornada Mundial da Juventude já é intensa e reunir jovens de diversos países, cidades, paróquias, jovens ministros, jovens catequistas, jovens seminaristas, jovens padres, todos em busca da mesma experiência, mostra a unidade da Igreja Católica. Sentíamos isto cada vez que rezávamos o Pai-Nosso, cada um na sua língua, era nítida a presença de um só Deus que habita em cada coração no mundo todo.
Constatamos que o Panamá foi preparado para ser sede, não só estruturalmente, como a inauguração de uma linha de metrô, mas principalmente no espiritual de cada família disposta a acolher cada peregrino. Todos foram muito bem recebidos nas casas, comércios, transportes públicos, sempre escutávamos pedidos de fotos ou gestos de carinho oferecendo água, banheiros de suas casas. De fato, foi uma experiência marcante para todo protagonismo da juventude do Papa Francisco."
Jovens, estamos dando vida ao nosso grupo de Jovens na paróquia. Nosso grupo chama-se Tabor, lugar da transformação. Começamos a nos reunir todos os domingos, às 10 horas e depois participamos da missa. Venha viver esta experiência com a gente. Contatos: Paróquia: 55711744; Mariana(coordenadora): 11997174104; Marília: 11963442315; Sabrina: 11998626307
TERÇO NAS FAMÍLIAS
A Paróquia Santo Inácio, através da Comunidade Palavra Viva, iniciará neste mês uma nova experiência: “O Terço nas Famílias”.
Todas as quartas feiras, após a missa das 18 horas, as consagradas da Missão estarão dirigindo-se a alguma casa ou apartamento para partilhar a experiência da reza do terço.
Todas as famílias que desejarem recebê-las poderão deixar seu contato na secretaria da paróquia. O grande objetivo é resgatar o sentido da oração e ser um sinal de uma Igreja em saída.
Bem como aproximar as famílias com a vida da Igreja. Todos nós precisamos de Deus( Pe. Mário Pizetta, Pároco)
TERÇO DOS HOMENS: UM NOVO MOMENTO DE ORAÇÃO NA PARÓQUIA ST. INÁCIO
Começa nesta segunda feira, dia 29 de abril, às 19 horas, este novo momento de oração na paróquia: TERÇO DOS HOMENS. Este é o mais novo espaço de oração voltado de modo especial aos homens. Uma nova expressão que está encontrando espaço em muitas paróquias e que tem ajudado muitas pessoas a terem seu momento com Deus e descobrir a comunidade. BEM-VINDOS. Esta é uma iniciativa da Equipe do Apostolado da Oração, Grupo de Oração e Pastoral da Saúde.
O MISTÉRIO PASCAL: A PLENITUDE DO AMOR DE DEUS
Entre os dias 7 e 8 de março de 2019, a paróquia Santo Inácio de Loyola, organizou uma reflexão sobre o Mistério Pascal. Este estudo teve como assessor o Pe. Luiz Miguel Duarte, Paulino,Especialista em Liturgia. Presentes Paroquianos, algumas Irmãs Paulinas, Pias Discípulas e as jovens da Comunidade Palavra Viva. O palestrante iniciou sua exposição com a frase:” Deus, amou tanto o mundo que enviou seu filho...(cf. Jo 3,16-17). Para justificar esse amor de Jesus o assessor identificou nos evangelhos, do nascimento até a morte, que o caminho percorrido por Jesus foi um caminho muito difícil. Encontrou muita rejeição da parte dos homens, mas mesmo assim Ele foi sempre um homem livre em suas atitudes: com os discípulos, as crianças, as mulheres, com os grupos políticos da época, fariseus, saduceus, herodianos, os doutores da lei, de Pilatos. Mostrou misericórdia com os cobradores de impostos e pecadores. Jesus provocou muita indignação com seu agir. Na segunda parte do segundo dia, fez algumas recomendações de como celebrar o Mistério Pascal. Participaram em cada dia uma média de 45 pessoas.
As fotos foram registradas pela Rami, da Pascom. Estas palestras fazem parte de um programa que a paróquia se propôs a partir da 1ª etapa do Sínodo Paroquial.
Convite para os jovens participarem do encontro de jovens da paróquia (Grupo Tabor)
MISSA AO MEIO DIA NA PARÓQUIA SANTO INÁCIO
Nos últimos meses de 2018, a paróquia Santo Inácio passou a fazer a missa nas quintas feiras ao meio dia. Foi uma grata surpresa. Este ano de 2019, a partir do dia 15 de janeiro, voltamos a viver esta experiência. A missa é o centro de nossa vida cristã.
No dia 22 de novembro, sob a Coordenação do Pe. Mário, pároco, foi realizada a 3ª Assembleia Paroquial Sinodal. Presentes a grande maioria das Lideranças e seus auxiliares das Pastorais e Serviços existentes na Paróquia, assim como paroquianos. Neste terceiro dia foram apresentadas e votadas todas as propostas a serem executadas nos próximos anos, tanto a nível de paróquia como a nível de Pastoral ou Serviço. A Assembleia iniciou com a acolhida do pároco, seguido do canto do Hino do Sínodo, da Oração e leitura dos At 2,42-47. A pós a leitura foi feita uma breve reflexão, onde foi lembrado a todos: Precisamos ser “perseverantes a bem unidos”.
Após esta introdução, Pe. Mário, explicou a apostila que foi entregue a cada um dos presentes, e iniciou-se a apresentação das propostas paroquiais, que foram votadas uma a uma. Terminada esta fase, o grupo passou a ouvir e votar as propostas vindas de todos os grupos de Pastoral e de Serviços, lidas por seus representantes. As fotos foram registradas pela Rami, da PASCOM. Nos últimos momentos alguns recados e uma frase foi colocada no telão: AGORA TUDO DEPENDE DE NÓS. Os trabalhos foram secretariados pela Marília e Alexandra
CUIDADOS ESPECIAIS NESTE VERÃO
Com a aproximação do verãoalguns cuidados especiais com a saúde devem ser lembrados.
A desidratação é o maior perigo, principalmente para crianças e idosos, que são mais sensíveis à perda de água . Altas temperaturas, exposição ao sol e o uso de ar condicionado são as principais causas da desidratação no verão;asintoxicações alimentares ou infecções que causam vômitos e diarreias podem também desidratar, ou agravar a desidratação causada pelo calor. Que cuidados tomar?
- Beber bastante líquidos, principalmente água, água de coco esucos naturais.
-Preferir as refeições leves, dando preferência aos vegetais e frutas frescas bem higienizados. Lavá-los muito bem, deixar de molho por 10ª 15 minutos em uma solução de hipoclorito de sódio (1 colher de sopa por litro de água) e depois enxaguar bem água corrente é a melhor maneira de evitar contaminações. Muito cuidado com alimentos prontos vendidosem praias e piscinas, nem sempre são adequados ao consumo.
- Evitar alimentos gordurosos, frituras e pratos muito quentes e condimentados
-Evitar a exposição direta ao sol entre11 e 16h
- Usar sempre protetor solar, chapéus e óculos escuros
- Lembrar que mesmo sob a sombra do guarda-sol, em praias e piscinas, a luz refletida na areia ou no piso também é capaz de causar queimaduras na pele
Com estes simples cuidados teremos boa saúde para aproveitar melhor as festas e as férias.
Dr Moacyr P Rigueiro
Nossa Senhora do Carmo resgata almas do purgatório
Rosário nas Ruas – Sábado dia 03 às 10:00hs - Rua Topázio, 79
Rosário das 1000 Ave Marias em intenção das Almas
Dia: 16 - Horário: 8:00hs até 12:00hs (na igreja NSCarmo) e as 17:00hs missa com as imagens peregrinas.
Novembro é o mês dedicado às Almas do Purgatório. O dia de Finados, no dia 2 de Novembro, é dedicado as orações por todos os fiéis falecidos. O Papa Paulo9 VI, na constituição das Indulgências”, de 1967, estabeleceu indulgências parciais e plenárias pelas Almas do Purgatório, e determinou a semana de 1 à 8 de novembro como a semana das almas, em que podemos lucrar indulgências plenárias a elas mediante uma visita ao cemitério para rezar por elas, tendo se confessado, comungado e rezado pelo Papa (pai nosso, Ave Maria, Glória ao Pai). As Almas, por elas mesmas não podem conseguir sua purificação; dependem de nossas orações, missas, esmolas, penitências, etc... por elas.
“Clique nos Links abaixo para fazer Tour em 3D pela paróquia Santo Inácio Loiola”
MISSA DA SAÚDE DE SETEMBRO: A BÍBLIA E SANTA TEREZINHA
Com a presença de paroquianos, pessoas das casas de Repouso da Vila Mariana, e membros de outras comunidades foi celebrada a já tradicional Missa da Saúde de setembro. Além de ser um momento onde a comunidade reza pelos enfermos, o Pe. Mário, que presidiu a celebração, lembrou que “a Palavra de Deus é um escudo para os que nele se abrigam”(Pr 30,5) e ela se torna uma luz para os passos dos homens. Na missa ainda, por estarmos na Novena de Santa Terezinha, o sacerdote lembrou as grandes virtudes desta jovem Santa: humildade, confiança, abandono e amor a Deus. No final da Missa o sacerdote convidou todas as pessoas a ficarem de frente um do outro no corredor central e um impor a mão sobre o outro. Foi um momento muito bonito de um rezar pelo outro e seguiu a bênção final. A missa foi organizada pela Pastoral dos Enfermos, os cantos foram animados pelo Roberto e as fotografias feitas pela Joana. E a Maria
Aparecida a missa da Saúde acontece sempre na última quarta feira de cada mês.
UMA PERGUNTA: A PARÓQUIA É UM SINAL DE DEUS?
O sexto encontro dos trabalhos de Grupo sinodais levou a comunidade a perguntar-se: “A paróquia é um sinal de Deus?”- “Como podemos melhorar esta imagem?” Com esta provocação foram formados três grupos e ali houve uma partilha sobre esta questão. O retorno da reflexão mostrou que há um esforço permanente de buscar tornar a paróquia um sinal de Deus. Um dos grupos lembrou que tem observado que as pessoas que passam pela calçada, param e fazem o sinal da cruz. Outro lembrou que quando acolhemos os mais pobres, distribuindo alimentos ou roupas também somos um sinal de Deus. Outro ainda disse quando permitimos que grupos(NA, Alfabetização) ocupem nossos espaços, estamos acolhendo a vida. Acolher vidas é acolher Deus. Também foram destacadas as duas missas celebradas diariamente, os momentos de oração, a presença constante do sacerdote para atender pessoas, a missa dos enfermos, as celebrações missionárias, as visitas aos idosos e enfermos são todos momentos que expressam presença de Deus. Afirmou-se ainda que precisamos melhorar mais, criar a Pastoral da Escuta, melhorar a Acolhida em geral, criar momentos de convivência entre os paroquianos e muitos outros sinais...As fotos foram feitas pela Mariana, da Pascom.
“AVANÇAR PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS”(Lc 5,4)
A adoração eucarística do mês de setembro teve como motivação especial o começo dos trabalhos da Gabriela e da Maria Lindalva que irão coordenar o grupo do Apostolado da Oração.
Na parte da noite, Pe. Mário que coordenou o momento de oração convidou aos presentes mergulharem na frase do evangelho de Lc 5,4: “avance para águas mais profundas”. Lembrou que o crescimento espiritual acontece quando a pessoa “deixa-se envolver pelo Senhor, buscando na Palavra o conforto espiritual e a luz para melhor entender os problemas de hoje”. Focou ainda que a oração é o grande meio de penetrar nos mistérios de Deus. A Adoração Eucarística acontece na paróquia toda a 1ª sexta feira de cada mês após a missa da manhã e a missa da tarde. As fotos foram registradas pela Rami, da Pascom.
Rosário nas Ruas
Casa de Maria
Rua Paula Ney 521
Rezando também por todas as intenções particulares, pelas de Nossa Senhora Rainha da Paz e pelo Brasil.
COROINHAS:UM SERVIÇO AO ALTAR
Entre as muitas alegrias que a Liturgia da Paróquia Santo Inácio tem trazido à comunidade está a iniciativa dos Coroinhas. Este trabalho está sendo desenvolvido juntamente com o trabalho de Catequese. No dia 1º de julho aconteceu a 3ª troca de túnicas da paróquia. O coroinha não é uma figura decorativa no altar, mas um servidor do altar. Acreditamos que deste serviço podem nascer futuras lideranças religiosas. Tornar-se coroinha é aprender a servir a Cristo. Na paróquia, o grande incentivador na formação dos coroinhas tem sido o Paulo Senciano, que todo domingo tem dedicado seu tempo na formação desses adolescentes. A paróquia agradece aos pais pela colaboração recebida.
PARÓQUIA SANTO INÁCIO PROMOVE CURSOS DIVERSOS
Buscando uma integração com a comunidade a Paróquia estará promovendo diversos cursos. Alguns já acontecem, outros vamos iniciar em Agosto.
Línguas: Inglês (já existente) e Francês (Curso Novo)
Música: Violão (quintas feiras- já existente) e Teclado: (Sábado de manhã, recomeçando)
Pintura: Já existente (quarta-feira)
Oficina Santo Inácio: quartas feiras às 14 horas.
Faça sua inscrição na Secretaria da paróquia. Informações:
A partir de agosto de 2018, às quintas feiras, ao meio dia, a Paróquia estará celebrando a Santa Missa. Este é um pedido antigo de pessoas que nos visitam e frequentadores. Benvindos todos para deste momento de encontro com o Cristo.
Chegada da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude na Catedral da Sé.
No domingo, 20 de maio, na Catedral da Sé, houve durante a Solenidade de Pentecostes a acolhida da cruz peregrina da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), junto com a cruz foram recebidas também a imagem de Nossa Senhora de Aparecida e a urna com os pedidos de oração que irá para o Panamá durante a jornada.
Os objetos foram acolhidos na porta da Catedral e levados em procissão pelos jovens até o presbitério, em seguida, aconteceu a missa presidida por Dom Odilo, Arcebispo de São Paulo, que ressaltou a importância dos movimentos da juventude tais como a jornada e o encontro do Sínodo que acontecerá em outubro deste ano e tem como tema: Os jovens, a fé, e o discernimento vocacional.
Por fim, Dom Odilo reforçou a relevância dos jovens participarem e se inserirem nas pastorais, e nas diversas formas de ajudar, em suas comunidades e paróquias, pois são eles o futuro da nossa Igreja Católica Apostólica Romana.
Agradeço o convite que me foi feito para participar desse evento, assim como a recepção na Paróquia de Santo Inácio de Loiola, que foi feito com tanto carinho, em especial ao Padre Mário Pizetta, Mariana Mascarenhas e Rami Borba, e ao Dom Carlos, bispo referencial da juventude da Arquidiocese de São Paulo, que fez o convite a todos os jovens e crismandos para comparecerem a esses e outros eventos da juventude.
Millena Raquel Porto
QUEM É O MEU PRÓXIMO? A BUSCA DE UMA ESPIRITUALIDADE ENCARNADA
Buscando aprofundar o sentido do Ano do Laicato, o Setor Paraíso, fez acontecer no dia 9 de maio um momento de reflexão. Este evento aconteceu no Centro Comunitário da paróquia do Santíssimo Sacramento.
Foram assessores deste encontro, o Marco Antônio, casado, leigo engajado na Pastoral do Batismo, doutorando na PUCSP em Ciência da Religião. Atua na região Ipiranga e Ivani de Oliveira, solteira, leiga, atuou na Catequese, Pastoral da Juventude e atualmente ministra cursos, retiros na região de Osasco. Tem formação filosófica, teológica e jornalística. O Marco Antônio desenvolveu a temática aprofundando a parábola do Samaritano: Quem é o meu próximo? Através de interrogações foi mostrando o sentido do ser leigo dentro de uma Igreja e fora dela. Nos perguntou: “Como vivenciamos o que aprendemos na Liturgia? qual a lógica do Reino de Deus? Como nos tornamos próximos de alguém?”. Afirmou que o “fizemos a nossa parte” pode não ser a melhor resposta de um leigo engajado. A Ivani refletiu sobre a importância da Espiritualidade do Leigo.
Fez sua reflexão a partir dos números 184-200, do doc. 105 da CNBB. Lembrou que a espiritualidade é o fundamento, a base, a motivação, é “o viver segundo o Espirito”(Gl 5-6), deve ser uma espiritualidade encarnada. Lembrou o que diz o n. 186 do doc. 105: “A oração e a contemplação são fundamentais na vida dos cristãos. É preciso cultivar um espaço interior para dinamizar o espirito contemplativo”. Participaram representantes das paróquias do setor, as fotos da Rami, da Pascom Santo Inácio. Os trabalhos foram dirigidos pelo Pe. Mário Pizetta, coordenador do setor Paraíso, e Pe. Aparecido concluiu com uma oração e a Bênção.
RECADO ÀS FAMÍLIAS
Todo dia 18 de cada mês, na Paróquia Santo Inácio de Loyola, na missas da manhã às 7,30 e a tarde às 18 horas, acontece um momento de oração a Mãe Peregrina. Vamos pedir a proteção de Deus para nossas famílias. Venha celebrar e participar com a gente.
CAMINHAM OS TRABALHOS DE GRUPO DO SÍNODO – ETAPA PAROQUIAL.
3º Sinodo
No dia 12 de abril de 2018, sob a coordenação do pároco, Pe. Mário, dos animadores do Sínodo Arquidiocesano - etapa paroquial e de membros da comunidade, prosseguiram os trabalhos de grupo de reflexão. Nesse dia também tivemos a presença dos Religiosos e Religiosas presentes na paróquia: PIME, Irmãs Missionárias Cabrini, Irmãs Missionárias da Imaculada, Paulinas, Comunidade Palavra Viva. Nesse segundo dia o olhar foi sobre “os caminhos da evangelização”, a ação evangelizadora realizada na paróquia. Presentes ao encontro aproximadamente 60 pessoas, que divididos em oito grupos, partilharam sobre as ações desenvolvidas pela comunidade, desafios, e apontaram possíveis iniciativas para dar mais vida à ação missionária. 2
2º Sinodo
Apesar de ter havido uma melhora sensível na participação das pessoas na comunidade, foi falado que ainda falta um maior comprometimento da comunidade. Um caminho está sendo feito.
Foi também visto que é somente a partir de uma verdadeira conversão Pastoral que acontece um engajamento. A conversão se dá por uma mudança de mentalidade, um processo lento e gradativo que nasce da experiência de cada um com Deus.
FAMÍLIA PAULINA CELEBRA A VENERÁVEL MADRE TECLA MERLO
No dia 5 de março de 2018, foi celebrada missa, na paróquia Santo Inácio, em memória da Irmã Tecla Merlo, das Irmãs Paulinas. Ela nasceu em 20 de fevereiro de 1894, e, aos 21 anos, encontrava-se com Pe. Tiago Alberione, que lhe fez o convite para ingressar no primeiro grupo das Filhas de São Paulo.
A missa foi presidida pelo Pe. José Carlos, da comunidade dos Paulinos de Campinas e membro do Conselho Provincial dos Paulinos, e concelebrada por vários outros sacerdotes. Paroquianos, religiosos, religiosas e admiradores da família Paulina participaram da celebração.
Em uma novena a Madre Tecla Merlo, distribuída aos participantes da missa, encontramos este pensamento: “Mulher de fé e esperança, acreditou que o Senhor a escolheu para tornar-se uma apóstola audaz, para gritar sobre os telhados, a beleza do evangelho”
Paroquianos José e Ednah celebram Bodas de Diamante
No dia 10 de dezembro de 2017 foi celebrada, na Paróquia Santo Inácio, as Bodas de Diamante do casal de paroquianos José e Ednah. A solenidade foi realizada durante a Santa Missa dominical, que contou com a participação de vários amigos e familiares do casal.
Uma das filhas de José e Ednah fez um discurso, durante a solenidade, para exaltar a beleza da data, bem como as qualidades de seus pais. Durante a homenagem, ela falou sobre vários assuntos relacionados à data: lembrou como seus pais se conheceram ainda muito jovens e formaram laços de afetos, ensinando os filhos nas dificuldades e nas alegrias o verdadeiro valor da família e da vida. Eles nos mostram que o AMOR é possível, que temos que perdoar, ceder, compartilhar, unir e amar...
Ela ainda destacou algo muito importante nos dias de hoje: Não podemos deixar de comentar e agradecer a Deus pelas bodas de nossos pais (60 anos de casados), pois, atualmente, vivemos em um mundo onde tudo é instantâneo e descartável. Foi uma solenidade simples que agradou a todos que compareceram para cumprimentar o casal.
Por Cristina Britto
GUIADOS POR UMA ESTRELA
Chegamos ao final de mais um ano e com ele, para os que que creem, a celebração do nascimento do Menino jesus. Ele vem para renovar nossa esperança de que teremos dias melhores pela frente em todos os níveis: pessoal, comunitário e social. O que passou, não volta mais, ficam apenas as lembranças. O olhar do homem de esperança é sempre para frente. Que este Natal venha colocar em seu coração muita alegria, entusiasmo, coragem e a certeza de que um novo tempo. Não importará onde você esteja vivendo este momento, na primavera ou o inverno, desejamos que você acolha esta criança que vem chegando. Ela trará apenas vida para você.
Natal é a festa da família, das pessoas reunidas, festa do encontro, onde a vida é acolhida e celebrada. Nos evangelhos, encontramos o relato dos pastores que viram uma estrela e se deixaram conduzir por ela. Eles não foram iludidos, pelo contrário, viram a vida renascer.
Era a luz da vida para a humanidade. Não podemos imaginar o quanto foi grande a alegria daqueles homens.
Deixo, em nome da paróquia Santo Inácio de Loyola, a nossa sincera gratidão, a você meu irmão, minha irmã, que prestigiou o nosso Boletim, Site e Face, e sobretudo, sua companhia na caminhada comunitária de nossa paróquia.
Neste ano de 2017, pela 3ª vez consecutiva, a paróquia realizou o roteiro das missas missionárias. Estivemos em dois condomínios, uma na Rua Domingos de Morais e outro na rua Umberto I. A terceira missa aconteceu na praça da Bíblia, no dia 25 de outubro.
Esta experiência, por menor que seja, está nos ensinando o que é ser uma paróquia em saída. A ida aos condomínios tem sido muito gratificante: acolhida da parte dos síndicos e das pessoas que lá habitam. A missa na praça da Bíblia, mesmo com ameaça da chuva houve muitas pessoas que foram. O lugar foi preparado pelas pessoas da Mario Gardim.
Esta missa teve um toque um toque diferente. As nuvens carregadas não ofuscaram o brilho da lua, e nem mesmo a fé submeteu-se a sombra das árvores porque o olhar das crianças presentes e até os cuidados com um irmão de Rua, que lá estava nos dizia: É preciso muitos outros passos. Estamos em Sínodo! Nossa gratidão a Comunidade da Palavra Viva que esteve presente em todas as celebrações animando os cantos.
Nós te louvamos Mãe da Conceição Aparecida, somos muito felizes por vos ter como Mãe.
Querida Mãe, olhai para teus filhos e filhas espalhados pelo nosso Brasil.
Cobri com vosso manto a realidade de nossa gente, de nossa pátria.
Eliminai de nossos caminhos a corrupção, a injustiça, a indiferença, o individualismo e a descrença.
Ajudai-nos a criar dentro de nós o espírito da partilha e da fraternidade.
Não permitas que teus filhos e filhas percam a fé.
Mãe querida não deixeis que nossa "irmã terra", tão fértil, seja destruída pela ganância.
Que saibamos zelar pela nossa irmã criação, não destruindo as margens de nossos córregos, de nossas nascentes.
Que não joguemos em nossas praias as nossas sujeiras, contaminando as praças de lazer de todos.
Mãe querida olhai para nossas crianças e nossos jovens para que saibam utilizar as novas tecnologias para o bem.
Fazei que com que todos que ocupam cargos públicos não busquem os seus interesses particulares, mas o bem comum.
Querida Mãe, vós que estivestes na cruz acompanhando os momento salvador da humanidade, olhai para todos os teus filhos e filhas que perambulam pelas ruas de nossas cidades.
Olhai também pelos nossos idosos, que todos possam encontrar espaços para concluir seus dias na paz e na alegria.
Abençoai a Igreja peregrina que quer seguir teu Filho Jesus.
Mãe querida intercedei junto a vosso Filho Jesus para que sejamos perdoados de nossos pecados. (Pe. Mário Pizetta) SSP.
Mãe Aparecida interceda por nós.
Oração - Santa Terezinha
Minha Santa Terezinha do Menino Jesus, que prometestes enviar uma chuva de rosas sobre o mundo, eu vos peço: realizai em minha vida vossa consoladora promessa. Preciso de uma chuva de graças que lave minha alma nas águas das bênçãos do Pai. Intercedei por mim junto ao vosso Bem-Amado Jesus. Acompanhai-me com vossas orações, aumentai minha confiança na misericórdia divina.
Desejo andar a passos largos no Pequeno Caminho que trilhastes, caminho todo feito de dependência e entrega aos desígnios amorosos de Deus.
Alcançai-me a graça de não duvidar do amor que Jesus tem por mim. Ajudai-me a crer diariamente no amparo de Deus sobre minha vida quando estou aflito, quando estou ansioso, quando estou enfermo, quando me sinto fraco e desencorajado para orar, trabalhar e amar.
Concedei-me da parte de Jesus, o dom da alegria, a capacidade de sorrir e crer, mesmo quando houver escuridão dentro de mim. Fizestes do Amor o objetivo e sentido de vossa breve vida. Enfrentastes com um sorriso todas as provações e nada negastes ao Bom Deus. Que Jesus, vosso Amado Esposo, esteja sempre comigo e com as pessoas que amo. Atendei-me nesta graça que com insistência vos peço. (faz-se o pedido)
Pai Nosso...
Ave Maria...
Gloria pai...
ATIVIDADES DIVERSAS DA PARÓQUIA
Além das atividades normais da vida da paróquia, os trabalhos pastorais, a paróquia esta procurando dar utilidade ao espaço existente proporcionando atividade úteis á comunidade.
Estamos estudando possibilidades de outras iniciativas. Informações: 5571-1744
Venha você também participar!
PASCOM
GRUPO MADA
Sexta das 19:00hs às 20:45hs
Orientação: Márcia
DESENHO
Terça das 14:00hs às 16:00hs
Orientação: Professora Jarina.
BRECHÓ
Quarta e quinta das 9:30hs às 16:00hs
Coordenação: Maria, Dulce, Rita e Heloisa.
ALFABETIZAÇÃO
Segunda à quinta
das 19:00hs às 20:45hs
Orientação: Maria de Lourdes
ALONGAMENTO
Quarta das 8:00hs às 9:30hs
Coordenação: Proº Luiz.
DIABÉTICOS
Segunda das 08:00hs às 10:00hs
Quarta das 08:00hs às 11:30hs
Orientação: Profº Luiz
ESCOLA MUSICAL Violão
Sexta periodo da manhã
Orientação: Profº Antônio
OFICINA ST. iNÁCIO
Quarta das 14:00hs às 16:00hs
Orientação: Lídia
ÓLEO SOBRE TELA
Quinta das 9:00hs às 11:00hs
14:00hs às 16:00hs
Coordenação: Marcia,.
Segunda-feira: 15h às 18h
Terça a sexta: 8h às 18h
Sábado: das 8h às 17h
Domingo: das 7:30 às 13:00h
Horários de Missas:
2ª feira a 6ª feira: 07h30 e 18h
Sábado: 08h e 16h
Domingo: 08h, 9h30, 11h30 e 18h
Atendimento de Confissões:
3ª feira: das 8h às 9h
5ª feira: das 8h às 9h e as 16h
6ª feira: as 16h
Preparação para o Batismo:
Dias de preparação: 1ª e 3ª QUARTA FEIRA DE CADA MÊS
Horário: 19:15 - 21:00 ( tolerância de 10 minutos)
Celebração do Batismo:
Segundo sábado de cada mês: 09h
Curso de noivos
Maiores Informações:
Endereço: Rua França Pinto, 115 - 04016-030 - São Paulo - SP
ENCERRAMENTO DA NOVENA: Será nesta sexta-feira, dia 15, na missa das 18 horas, com a presença do Coral da 3ª idade que estará animando a missa. Nesse dia, também esperamos as cestas de alimentos dos grupos da novena de Natal, pedidos por ocasião da abertura da Novena.
DIZIMISTAS: Elevamos neste domingo nossa prece a Deus pelos nossos dizimistas. O dizimo é um sinal de minha gratidão a Deus pelos benefícios recebidos. Ele não é um pagamento, mas um gesto de amor e de compromisso.
ENVELOPES DA CAMPANHA DA EVANGELIZAÇÃO: Na saída da igreja se encontram os envelopes da campanha da evangelização. Agradecemos a todos que puderem colaborar com os projetos de evangelização da Igreja no Brasil.
CORAL DA USP: No próximo domingo, após a missa das 18 horas, teremos apresentação do Coral da USP.
A 1ª Missa da Saúde de 2018 foi celebrada no dia 31/01, data em que a Igreja lembra o dia de São João Bosco, fundador dos Salesianos e da Congregação Maria Auxiliadora. São João Bosco foi um dos maiores educadores dos tempos modernos. Pe. Mário, que presidiu a missa, lembrou à assembleia presente que o método de ensino de São João Bosco era o preventivo. Por isso, em meados de 1800, ele criava os Oratórios, espaços onde as crianças e adolescentes ocupavam-se com atividades educativas.
O celebrante lembrou que este método preventivo também é válido para a saúde das pessoas, porque ”muitas das nossas doenças podem ser prevenidas através de nossos hábitos”. A Missa da Saúde acontece na última quarta-feira de cada mês. As fotos foram registradas pela Rami e a missa organizada pela Pastoral da Saúde.
2º ENCONTRO DOS TRABALHOS DE GRUPO DO SÍNODO NA PARÓQUIA: Acontece nesta quinta-feira, dia 12 de abril, às 19 horas. Recordamos que no último encontro tivemos a participação de 58 pessoas. Vamos ver se neste encontro superamos este número. A participação de todos é importante para criarmos uma consciência maior de Igreja, que se manifesta na vida paroquial.
DIZIMO: Todos os meses, num dos domingos, rezamos por todos os nossos dizimistas. O dízimo é uma expressão de comprometimento com a vida da comunidade. Rendemos graças a Deus pelos nossos dizimistas.
MISSA COM A FAMÍLIA PAULINA: Na próxima segunda feira, às 18 horas, teremos a celebração da festa de N. Sra. da Anunciação, onde estaremos rezando pelas Irmãs Anunciatinas.
FERIADO DO DIA 15 DE NOVEMBRO: Haverá missa nos horários normais às 7,30 e 18horas. A igreja permanecerá aberta pela parte da manhã. Após ao meio dia, fecha e reabre às 17 horas.
NOVENA DE NATAL: Já estão disponíveis na secretaria os livrinhos da novena de Natal. As imagens do Menino Jesus, serão entregues na celebração do dia 23 de novembro, às 18 horas ao final da missa. Incentivamos todas as famílias católicas a realizarem em suas casas a Novena. Pedimos também que todos procurem retirar na secretaria o livrinho da novena, ele custa um real. Vamos todos nos preparar bem para celebrar o Natal.
APRESENTAÇÃO MUSICAL: Neste final de semana, após a missa das 18 horas do domingo, haverá uma apresentação Musical. Vamos prestigiar.