Banner
Contador de Visitas
447207


 Catequistas da Santo Inácio participam da Semana Catequética 2018

Como acontece no início de todos os anos, as catequistas da Paróquia Santo Inácio de Loyola, visando sempre aprimorar sua missão de promover o encontro pessoal com Cristo, participaram da Semana Catequética 2018, realizada no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Sumaré, em São Paulo.

O encontro aconteceu nos dias 5 a 8 de fevereiro e, neste ano, teve como tema: “Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários”, nome do documento 107 da CNBB, o qual foi estudado durante a Semana Catequética. O documento tem como objetivo esclarecer o caminho da evangelização e formação dos discípulos missionários de Jesus Cristo como proposto pela última assembleia geral da CNBB.

Abrindo os encontros, após uma reflexão bíblica, Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo da Região Episcopal Sé, falou sobre os desafios atuais no processo de Iniciação à Vida Cristã e recordou a pergunta levantada na preparação do Sínodo Arquidiocesano: “Como manter a catequese viva?”, reforçando a sua importância para a inserção do cristão na vida da Igreja.

Em seguida, o formador Padre Marcelo Delcin deu início à análise do documento da CNBB e destacou alguns pontos como: a necessidade de rever o processo de transmissão da fé, considerando o mundo atual e seus desafios; envolver toda a comunidade no processo catequético; trazer de volta a alegria da evangelização – como Papa Francisco nos fala –, e, entre diversas outras colocações, a necessidade de levar o catequizando a crescer como cristão, por meio de uma formação integral que preze o indivíduo como um todo. Que Deus siga iluminando todas as catequistas em sua missão.

 


Aprendendo a repartir o pão

Com a presença da comunidade, de pais que acompanhavam os filhos, de catequistas e convidados, no último dia 3 de dezembro, às 9h30, foi realizada a 1ª Eucaristia em nossa paróquia. A celebração ocorreu no 1º Domingo do Advento. O espaço da igreja respirava um ar especial. O corredor central estava com trigo, o símbolo do cálice e a hóstia. Tudo havia sido preparado com muito carinho e bom gosto pelas catequistas. Os cantos foram animados pela Pastoral da Música, com a participação das crianças.

A celebração, presidida pelo Pe. Mário, teve momentos marcantes: a renovação das promessas, a participação das crianças nas leituras e a comunhão sob as duas espécies. Em sua homilia, Pe. Mário, dirigindo-se às crianças de modo especial, disse: “Comungar é participar da mesa com Jesus, pois nasce um compromisso. Ao receber o Cristo, aprende-se a repartir e a partilhar com os irmãos”.

Ao final, houve a coroação de Nossa Senhora e cada catequista entregou às crianças do seu grupo um crucifixo e uma lembrança desse dia tão marcante. A paróquia muito agradece às coordenadoras Regina e Neuza e às demais catequistas por este importante trabalho evangelizador. As fotos foram registradas pela Rami.


Crianças da catequese participam da cerimônia de Lava Pés na Quinta-Feira Santa

A Quinta-feira Santa marca a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Foram estas as duas grandes realidades celebradas no início do Tríduo Pascal. A celebração foi organizada pela Catequese, coordenada pela Regina e pela Neuza, que, juntamente com todas as demais catequistas, a Ir. Helena, Marília, Santina, Ivone, Natália, Eliana, Mariana e Raquel, não mediram esforços para organizar bem este momento de fé. Para dar mais harmonia à celebração estava presente a equipe do Paulinho e da Sabrina, com os coroinhas, que deram ao ambiente um rosto de mais juventude, alegria e fé. Na procissão de entrada estavam todas as crianças que iam participar do Lava-Pés, leitores, ministros e o celebrante, Pe. Mário Pizetta. Após a proclamação das leituras, feitas pelas crianças, o celebrante, em sua reflexão, lembrou o significado da Ceia do Senhor: a Eucaristia é o ato mais alto que o cristão pode fazer.

Lembrou que toda vez que fazemos a Eucaristia, estamos proclamando a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Após a homilia aconteceu o Lava-Pés, onde foram chamadas 12 crianças. Seis que haviam feito a 1ª Eucaristia em 2016 e seis que estavam na Catequese. O gesto do celebrante de lavar os pés e beijá-los significa a atitude que todo discípulo precisa ter em sua missão: servir. "Aquele que entre vós quiser ser o maior seja aquele que serve.” Depois do Lava-Pés, Pe. Mário abençoou 12 pães e os entregou às crianças que haviam lavado os pés.

A missa teve sequência com o ofertório, onde as crianças trouxeram para o altar os produtos da natureza típicos de cada bioma. Ao final da missa, pães foram abençoados e entregues a cada ministro presente e a todos que participaram. Após a comunhão, as toalhas do altar foram recolhidas, o Santíssimo levado até o Salão Santo Inácio, onde houve adoração até às 21h30, a qual prosseguiu na sexta feira na parte da manhã e contou com a participação das crianças às 10h.


Jovens e Crianças da Paróquia Santo Inácio rezam Via Sacra juntos

Na manhã de domingo do dia 9/10/17, os jovens da Crisma e Grupo Tabor, juntamente com as crianças da Catequese, tiveram um encontro especial. Após participarem da missa de Domingo de Ramos das 9h30, eles se reuniram no salão paroquial para rezarem e contemplarem a Via Sacra juntos.

Durante a oração, eles percorreram o salão fazendo paradas em frente às imagens correspondentes a cada estação rezada. Principalmente as crianças ficaram bem curiosas e observaram atentas as diversas figuras do sofrimento de Jesus.

Ao final do encontro, perguntados sobre o que acharam da experiência, alguns pequenos disseram impressionar-se com o quanto Jesus sofreu.

Foi um momento rico que uniu diferentes idades para a vivência de um dos períodos mais importantes do calendário cristão. 


Catequistas participam da Semana de Animação Bíblico-Catequética 2017

Como acontece no início dos anos anteriores, com o intuito de aprimorar cada vez mais o trabalho catequético de apresentar e/ou aproximar crianças, jovens e adultos da pessoa de Jesus Cristo, os catequistas da Paróquia Santo Inácio de Loyola participaram da Semana de Animação Bíblico-Catequética 2017 da Região Episcopal Sé.

Realizada entre os dias 6 e 9 de fevereiro de 2017, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, o encontro reuniu catequistas e demais agentes de pastoral que atuam no processo de iniciação à vida cristã das igrejas pertencentes à Região Episcopal Sé.Com o tema “Catequese e Missão – Catequese formadora de discípulos-missionários”, o encontro deste ano não visou apenas uma formação de cunho teórico, mas também uma inserção mais ativa dos participantes na elaboração de passos concretos para uma evangelização que possa verdadeiramente transformar discípulos em missionários atuantes dentro e fora da Igreja.

Durante a Semana de Animação, os participantes propuseram ideias que possam ser trabalhadas nas paróquias com o intuito de promover maior unidade entre as pastorais, maior evangelização das famílias e formação de novos discípulos-missionários: temas fundamentais para a concretização de uma catequese eficaz, que seja fruto de um trabalho integral de todos os membros da comunidade eclesial. Ao final foi elaborada uma carta compromisso com a sintetização das ideias levantadas para futura análise dos bispos, diáconos e sacerdotes.

Que nossos catequistas sigam no trabalho missionário e evangelizador neste novo ano que se inicia, expandindo o Reino de Deus para todos aqueles que ainda não conhecem ou necessitam aprofundar-se no amor e acolhida de Cristo.


Catequistas participam de Simpósio de Catequese promovido pela Paulus

As catequistas Mariana e Irmã Maria Helena e a ministra Maria da Cruz, da Paróquia Santo Inácio de Loyola, participaram de um dia de formação e aprofundamento da missão catequética no dia 11 de março de 2017. Elas estiveram presentes no 1º Simpósio Paulus de Catequese, realizado na Fapcom, nos períodos da manhã e da tarde.

O encontro contou com participantes vindos de diferentes regiões do Brasil e tinha o objetivo de trabalhar a compreensão de que, pela iniciação à vida cristã, é dada a possibilidade de uma experiência gradual no conhecimento, no amor e no seguimento de Jesus Cristo.

Na parte da manhã, os participantes fizeram um exercício de espiritualidade através da leitura orante e em seguida assistiram a uma palestra proferida pela Irmã Terezinha Maria Mocellin. Ela falou sobre a necessidade de uma catequese de inspiração catecumenal nos dias de hoje, que vise ao aprofundamento e amadurecimento da fé, fazendo com que os catequizandos e catequizados abracem a proposta de Jesus em suas vidas para sempre e que não se afastem da Igreja após a realização dos Sacramentos.

Já no período da tarte, os membros presentes se dividiram para participar de cinco oficinas que abordaram o uso de tecnologias na evangelização, desafios atuais, a vivência em comunidade, entre outros assuntos. Foi um dia enriquecedor que serviu de inspiração e luz na caminhada catequética, em que o catequista deve caminhar sempre junto com seu catequizando, para assim levá-lo a descobrir e acolher Jesus em sua jornada.


Um encontro mais profundo com Cristo pela Eucaristia

A manhã de domingo do dia 4/12/16 foi de grande emoção para 20 crianças e adolescentes – e também para seus parentes e familiares – que realizaram pela 1ª vez o Sacramento da Eucaristia na Paróquia Santo Inácio de Loyola.

Esse momento aconteceu na celebração eucarística das 9h30, presidida pelo pároco Pe. Mário Pizetta. Durante sua homilia, Pe. Mário ressaltou a importância de realizar este Sacramento e de seus contemplados seguirem participando das celebrações para sempre receber Jesus, que se faz presença viva na Eucaristia. O pároco também fez um apelo para que a garotada participe mais da missa das 9h30, a fim de que esta se torne cada vez mais a “celebração das crianças”.

Ao final da missa, os pequenos entraram com uma imagem de Nossa Senhora, enquanto todos cantavam. Em seguida eles se reuniram no altar com as catequistas para os agradecimentos, benção final e registro de fotos.

Parabéns a todos os envolvidos nesta missão tão bela de apresentar e proporcionar um encontro de catequizandos com Jesus em sua plenitude e concretude.

Retiro

Já na semana anterior, as crianças e adolescentes participaram de um retiro com o intuito de se prepararem para receber a Eucaristia. O encontro aconteceu na Raposo Tavares Km 18,5, no seminário e Gráfica Paulus, no dia 26/11/16.

O encontro teve momentos de reflexão sobre como estamos cuidando da nossa Casa Comum – proposto pelo pároco e as catequistas, que também falaram sobre os dez mandamentos –, confissão dos catequizandos e também de lazer, em que todos puderam participar de brincadeiras e jogos.

Catequistas e pais dos catequizandos prepararam um café da manhã e almoço que foram servidos a todos os participantes, com direito a um delicioso churrasco.


Catequistas da Paróquia Santo Inácio participam de Semana de Animação Bíblico-Catequética 2016

Catequistas da Paróquia Santo Inácio de Loiola participaram, entre os dias 1 e 4 de fevereiro de 2016, de mais uma edição da Semana de Animação Bíblico Catequética da Região Episcopal Sé, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Sumaré. Os encontros foram assessorados por Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, Dom José Roberto Fortes Palau e Padre Paulo César Gil.

Com o tema “Jesus: Fonte de Misericórdia” – em razão da celebração do Ano da Misericórdia pelo Papa Francisco – os encontros tiveram por finalidade a formação de catequistas e demais agentes de pastoral ligados à evangelização e à iniciação à vida cristã.

Uma celebração eucarística presidida por Dom Odilo marcou o primeiro dia da Semana Catequética. Ao decorrer dos demais dias foram estudados a Bula do Papa Francisco (Misericordiae Vultus), a Carta Pastoral de Dom Odilo (Misericordiosos como o Pai) e o Itinerário Catequético da CNBB, lido sob o olhar da misericórdia pastoral.

Para nós catequistas foi um momento muito importante de contribuição para o nosso trabalho evangelizador de inserir crianças, adolescentes, jovens e adultos na vida cristã. Afinal é a catequese, por meio da intercessão divina, que vai prepara-los para um encontro profundo com Cristo e orientá-los a seguir sempre os seus passos, chamando novos seguidores.

Neste ano, recebemos um convite ainda mais especial que é o catequizar com o olhar atento sobre a misericórdia divina e como vive-la no dia a dia e orientar nossos catequizandos a praticar esta misericórdia para a construção de um mundo melhor.

 


Crianças, jovens e adultos realizam a 1ª Eucaristia na Paróquia Santo Inácio de Loyola

 



 
 

Foi um momento emocionante que contou com catequizandos de diferentes idades, reunidos ali pelo mesmo motivo: aproximar-se da pessoa de Jesus por meio da comunhão de Seu corpo e sangue.

Neste dia tivemos também um outro momento muito marcante, uma hora antes duas jovens receberam o Sacramento do Batismo, transformando-as de criaturas para Filhas Amadas de Deus. O Batismo nos dá, pela primeira vez, a graça santificante, que é a amizade e a presença de Deus em nosso coração. Junto com a graça recebemos o dom da Fé, da Esperança e da Caridade, assim como todas as demais virtudes, que devemos procurar proteger no nosso coração. Apaga o pecado original. Apaga os pecados atuais e todas as penas ligadas aos pecados. Imprime na nossa alma o caráter de cristão, fazendo de nós, filhos de Deus, membros da Santa Igreja Católica e herdeiros do Paraíso.

A jovem batizada também recebeu neste dia a 1ª Eucaristia assim como uma adolescente que também foi batizada e fez a 1ª Comunhão no dia seguinte.

Durante o batizado, Padre Mário aproveitou para reforçar com os padrinhos de cada batizando a relevância de seu papel no caminho de “condutores” de seus afilhados nesta etapa da primeira “imersão” em Cristo.

Já no domingo do dia 06/12, uma outra grande emoção para a Catequese, 18 crianças e adolescentes realizaram sua 1ª Eucaristia numa celebração eucarística especial, realizada às 9h30 pelo padre Mário, onde participaram do banquete sagrado, no qual receberam Jesus Cristo como alimento de nossas almas. A Comunhão é receber Jesus Cristo sacramentado na Eucaristia; de maneira que, ao comungar, entra em nós mesmos Jesus Cristo vivo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, com seu corpo, sangue, alma e divindade. A Eucaristia é a fonte e cume da vida da Igreja, e também de nossa vida em Deus.

Foi um momento marcante para as catequistas, familiares e principalmente para os catequizandos que, a partir de então, se entregaram a Jesus e a sua manifestação de amor por nós por meio da crucificação para receber a sua salvação.

Durante as duas celebrações, padre Mário ressaltou a importância de cada criança, jovem ou adulto, que realizou o sacramento eucarístico, dar continuidade a sua comunhão com o próprio Cristo participando sempre das missas como gesto de compromisso e tendo uma vivência cristã cada vez maior no dia a dia. Na missa de domingo ele também destacou o incentivo que os catequizandos devem receber dos pais através do testemunho e que a Primeira Eucaristia não é um diploma cristão, mas sim uma lição cristã.

​ Parabéns a todas as catequistas, familiares e responsáveis de modo geral pelo cumprimento de mais esta missão tão bela e que representa o ápice da nossa devoção a Deus.


Catequizandos da Paróquia Santo Inácio de Loyola 

"Get the Flash Player" "to see this gallery."

participam de retiro em preparação à 1ª Eucaristia

As crianças da Paróquia Santo Inácio de Loyola que se preparam para realizar o Sacramento da Eucaristia tiveram uma manhã de maior encontro com Deus, no dia 28/11/15, ao participarem de um retiro que aconteceu no salão da própria paróquia.

O padre José Carlos Fructuoso, que foi vigário na Igreja Santo Inácio por dois anos e completou 25 anos de Ministério Ordenado, foi quem abriu o retiro falando sobre a importância da Eucaristia e da Confissão. Em seguida, os catequizandos se separaram. Enquanto as crianças do 1º ano participavam de algumas brincadeiras fora do salão, as do 2º ano aprenderam mais sobre o significado de cada sacramento com as catequistas, que também lhes ofereceram uma preparação para a confissão com o padre Fructuoso para a realização da 1ª Eucaristia no dia 06/12/15.

Em seguida, as turmas do 1º e 2º ano tiveram uma pequena confraternização, que teve alguns salgados e doces, incluindo um grande bolo que foi repartido pelas catequistas e compartilhado com todos.

Após este momento, os catequizandos que se confessaram voltaram a paróquia para a cerimônia de entrega do crucifixo, pelo padre Fructuoso, que será utilizado na celebração da 1ª Eucaristia.

Foi um momento muito importante para reforçar com cada catequizando o significado de participar do sacrifício de Jesus por nós, recebendo sua salvação, por meio do sacramento mais importante que é a Eucaristia.


Horário e Inscrições           |           Programação do Ano          |           Aconteceu