Crisma

Com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento da Crisma/Confirmação constitui o conjunto dos sacramentos da iniciação cristã. Por isso, a recepção deste sacramento é necessária para a plenitude da graça batismal. Com efeito, os batizados pelo sacramento da Crisma, são mais perfeitamente vinculados à Igreja, enriquecidos com uma força especial do Espírito Santo e deste modo ficam mais estritamente obrigados a difundir e a defender a fé por palavras e obras, como verdadeiras testemunhas de Cristo.

Como surgiu o sacramento da crisma? 

A plenitude do Espírito não devia permanecer unicamente no Messias: devia ser comunicada a todo o povo messiânico. Repetidas vezes, Cristo prometeu esta efusão do Espírito promessa que cumpriu, primeiro no dia de Páscoa e depois, de modo mais esplêndido, no dia de Pentecostes. Cheios do Espírito Santo, os Apóstolos começaram a proclamar as maravilhas de Deus (At 2, 11) e Pedro declarou que esta efusão do Espírito era o sinal dos tempos messiânicos. Aqueles que então acreditaram na pregação apostólica, e se fizeram batizar, receberam, por seu turno, o dom do Espírito Santo.

A partir de então, os Apóstolos, para cumprirem a vontade de Cristo, comunicaram aos neófitos, pela imposição das mãos, o dom do Espírito para completar a graça do Batismo.

Bem cedo, para melhor significar o dom do Espírito Santo, se acrescentou à imposição das mãos uma unção com óleo perfumado (óleo que se chama crisma). Esta unção ilustra o nome de cristão, que significa ungido,e que vai buscar a sua origem ao próprio nome de Cristo, aquele que Deus ungiu com o Espírito Santo (At 10, 38). E este rito da unção mantém-se até aos nossos dias, tanto no Oriente como no Ocidente. É por isso que, no Oriente, este sacramento se chama crismação (= unção do crisma), ou myron, que significa crisma. No Ocidente, o nome de Confirmação sugere que este sacramento confirma o Batismo e, ao mesmo tempo, consolida a graça batismal.

Fonte: Catecismo da Igreja Católica

Como proceder para receber este sacramento:

– Idade mínima: 14 anos.

-É necessário fazer a catequese de jovens ou adultos e se preparar para receber este sacramento. A catequese pode durar de um a dois anos.

 
 
Rolar para cima