22 de fevereiro – Festa da Cátedra de São Pedro, Apóstolo

Para lembrar duas importantes etapas da missão do príncipe dos apóstolos, São Pedro – e o estabelecimento do cristianismo primeiro em Antioquia, depois em Roma – o Martirológio celebra duas festas: Cátedra de São Pedro em Antioquia, 22 de fevereiro e Cátedra de São Pedro em Roma, 18 de janeiro. A reforma do calendário unificou as duas comemorações para o dia 22 de fevereiro, data que encontra apoio no livro “Depositio Martyrum” do ano 354. Foi por isso que a festa se desdobrou em duas. Cátedra é o símbolo da autoridade e do magistério do Bispo, de onde vem catedral, igreja-mãe da diocese, sede permanente do pastor. A Cátedra de São Pedro é o reconhecimento de sua autoridade sobre toda a Igreja, inclusive sobre os outros apóstolos.

Essa investidura da parte de Cristo foi reforçada depois da ressurreição: “Apascenta meus cordeiros…”. Logo após a ascensão vemos Pedro tomar o seu lugar de líder. Ele preside a eleição de Matias, fala em nome de todos no dia de Pentecostes e diante do Sinédrio. Herodes Agripa quer eliminar Pedro, certo de que daria um golpe mortal na Igreja nascente. É incontestável sua presença em Antioquia, como atestam os escritos do Novo Testamento. Sua vinda a Roma nos primeiros anos do imperador Cláudio já não é tão evidente, o desenvolvimento do cristianismo na capital do império, provado pela epístola de São Paulo aos Romanos, não se entende sem a presença de um grande missionário. Sua vinda, como também a morte em Roma, está fora de dúvida, inclusive para os estudiosos não católicos. A tradição do cristianismo foi sempre unânime e as escavações nas grutas vaticanas, ordenadas pelo Papa Pio XII, em 1939, comprovaram.

Concedei, ó Deus todo-poderoso, que nada nos possa abalar, pois edificastes a vossa Igreja sobre aquela pedra que foi a profissão de fé do apóstolo Pedro. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima