1º de abril  – Santo Hugo de Grenoble, bispo

1º de abril – Santo Hugo de Grenoble, bispo

Hugo de Grenoble, filho de um Conde do Delfinado, nasceu no ano 1053. Estudou em Valência e em Reims onde foi aluno de São Bruno. Com 27 anos apenas foi nomeado Bispo de Grenoble pelo Papa Gregório VII e ficou no cargo por 52 anos. Foi excelente colaborador dos Papas Gregório VII, Urbano II, Pascoal II e Inocêncio II. Ajudou na reforma da Igreja, na luta contra a simonia e a corrupção do clero. Foi um dos primeiros a dar exemplo de reforma pessoal e interior. Foi defensor da vida monástica.

Hugo de Grenoble foi um dos artífices na fundação dos cartuxos (Grande Cartuxa), pois mesmo sendo Bispo, planejava em seu coração recolher-se no silêncio de um mosteiro. Assim, trocou alegremente o báculo pelo hábito dos monges cartuxos. Foi ele que acolheu São Bruno e deu-lhe a montanha da Cartuxa. Aí ele repetiu o milagre de Moisés: fez jorrar água da rocha. Morreu em Grenoble, rodeado de seus amigos cartuxos em 1132. Dois anos depois, já estava inscrito no livro de ouro dos Santos.

Deus, nosso Pai, também hoje nos chamais a dar testemunho da vossa bondade e da vossa misericórdia no meio dos homens. Libertai os nossos corações da insensatez e da lentidão para crer no que vosso filho Jesus revelou: o mistério da sua paixão, morte e ressurreição. Permanecei conosco, Senhor, conduzi-nos à fraternidade, à reconciliação. Amém.

Fechar Menu