11 de fevereiro  – Memória Facultativa de Nossa Senhora de Lourdes

11 de fevereiro  – Memória Facultativa de Nossa Senhora de Lourdes

No dia 11 de fevereiro de 1858 uma menina de 14 anos, Bernadete Soubirous, simples e humilde, foi em companhia de uma irmã e de uma vizinha recolher lenha perto de Massabielle. Ouviu um barulho entre as árvores e levantando os olhos, viu uma senhora com as faces radiantes, vestida de branco, com uma faixa azul, toda sorridente. Recitou com Bernadete um terço, fazendo uso do rosário que trazia consigo sempre.

Maria manifestou-se como “Imaculada Conceição” a Bernadete, que mais tarde tornou-se uma Irmã Conversa das Religiosas de Nevers, por dezoito vezes, na gruta de Massabiele, perto de Lourdes, na França. As aparições se deram de 11 de fevereiro a 16 de julho de 1858.

Santa Bernadete muito sofreu por causa das aparições de Maria, pois foi considerada impostora, injuriada e interrogada pela polícia, que pretendeu impedir os romeiros de se aproximarem da gruta, tornando-se malvista pelas autoridades civis e eclesiásticas. As curas milagrosas obtidas com a água da fonte obrigaram as autoridades a ceder e a 11 de janeiro de 1862 o bispo de Tarbes autorizou o culto de Nossa Senhora de Lourdes.

Desde 1858, Lourdes tornou-se grande centro de piedade cristã e muitos doentes são curados de seus males físicos e espirituais. A mensagem de Lourdes consiste no apelo à conversão, à oração e à caridade.

A iconografia cristã apresenta Nossa Senhora de Lourdes de pé, vestida de uma túnica branca e um véu da mesma cor, que lhe cobre a cabeça e cai nas costas até os pés, tem as mãos juntas ou cruzadas sobre o peito. Na cintura usa uma faixa azul e de seu braço direito pende um rosário. Usa algumas vezes uma coroa aberta adornada de estrelas.

Ó Deus de misericórdia, socorrei a nossa fraqueza para que, ao celebrarmos a memória da Virgem Imaculada, Mãe de Deus, possamos, por sua intercessão, ressurgir de nossos pecados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Fechar Menu