6 de junho – Memória Facultativa de São Norberto, bispo

6 de junho – Memória Facultativa de São Norberto, bispo

Norberto, nascido em Xantem (Alemanha) de nobre família, em 1080. Como era destino de todo cadete da nobreza, teria de seguir a carreira militar ou eclesiástica. Norberto escolheu a segunda, não porque sentisse vocação, mas por uma simples oportunidade. Uma vez ordenado Subdiácono pôde gozar muitos privilégios na Corte do grande Príncipe de Colônia e do Imperador Henrique V, que o designou a uma importante Sede Episcopal. Durante uma cavalgada no bosque, surpreendido por um violento furacão, Norberto ficou aterrado com um relâmpago brilhante e como Saulo no caminho de Damasco repetiu a pergunta: “Senhor, que queres que eu faça?”.

Eis a resposta que determinou uma mudança radical em sua pouco edificante vida: “Abandone o caminho do mal e faça o bem”. Aquele episódio foi o início da sua conversão. Desertou dos encontros mundanos e se pôs na escola do Abade Beneditino de Siegburgo e dos Cônegos de Klosterrath, depois seguiu o exemplo do Ermitão Lindolfo passando três anos em penitência e oração. Em 1115 foi ordenado Sacerdote pelo Arcebispo de Colônia e iniciou sua atividade missionária itinerante.

Na França, perto de Nimes encontrou o Papa Calisto II e foi encorajado a seguir pelo caminho que se havia proposto. O Bispo de Laon, para fazê-lo permanecer em sua Diocese, propôs-lhe a guia dos Cônegos Regulares que estavam sob a Regra de Santo Agostinho, aos quais fora designado o Convento de Praemonstratum (Prémontré). Nascia assim a Ordem dos Premonstratenses.

Encontrava-se em Magdeburgo assistindo aos funerais do Bispo daquela cidade, quando por aclamação popular foi escolhido para suceder-lhe. O Imperador Lotário nomeou-o Chanceler do Império para a Itália e o Papa Inocêncio II estendeu sua jurisdição até a Polônia. Mas Norberto não esqueceu a regra monástica da pobreza e do exercício do apostolado entre a gente humilde do campo e viveu integralmente o ideal de vida ativa e contemplativa dos Premonstratenses também do esplendor dos altos cargos. Morreu em Magdeburgo, a 6 de junho de 1134. Foi canonizado em 1582. São Norberto é padroeiro da Boêmia.

Ó Deus, que fizestes do Bispo São Norberto fiel ministro da vossa Igreja pela oração e zelo pastoral, concedei por suas preces que o vosso povo encontre sempre pastores segundo o vosso coração, que o alimentem para a vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Fechar Menu