Papa Francisco Institui: ” O Domingo Da Palavra De Deus”

Papa Francisco Institui: ” O Domingo Da Palavra De Deus”

No dia 30 de setembro de 2020, com o Motu Proprio “Aperuit illis”, o Santo Padre estabeleceu “o III Domingo do Tempo Comum, como o Domingo da Palavra de Deus. Com esse documento, o Santo Padre quer “resgatar a reflexão e divulgação  da Palavra de Deus”. A data da publicação coincide com a  memória litúrgica de São Jerônimo, que lembra os 1.600 anos de sua morte. Recordemos que São Jerônimo é o tradutor da Bíblia para o Latim. Sobre a Bíblia  afirmava: “A ignorância das Escrituras é a ignorância de Cristo”. “Jesus abre as mentes das pessoas para a compreensão das Escrituras”

Com o “O Domingo da Palavra de Deus”, sublinha o Pontífice, “situa-se num período do ano que convida a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos cristãos”.

“A Bíblia”, alerta o Papa, “não pode ser patrimônio só de alguns e, menos ainda, uma coletânea de livros para poucos privilegiados (…). Muitas vezes, surgem tendências que procuram monopolizar o texto sagrado, desterrando-o para alguns círculos ou grupos escolhidos. Não pode ser assim. A Bíblia é o livro do povo do Senhor que, escutando-a, passa da dispersão e divisão à unidade. A Palavra de Deus une os fiéis e faz deles um só povo”.

A paróquia St. Inácio, celebrou esta data e em todas as missas foi feito este trabalho de conscientização.

 (cf. Vatican News, 30/09/20- texto adaptado).

Fechar Menu