26 de janeiro – Memória de São Timóteo e São Tito, discípulos do apóstolo Paulo

26 de janeiro – Memória de São Timóteo e São Tito, discípulos do apóstolo Paulo

Timóteo foi o discípulo exemplar: obediente, discreto, corajoso, trabalhador. Nasceu em Listra. Acompanhou São Paulo às cidades de Filipos, Tessalônica, Atenas, Corinto, Éfeso e Roma. Foi bispo da Igreja de Éfeso, por volta do ano 66. Ele presenciou o martírio de São Paulo. Segundo uma tradição Timóteo foi martirizado, lapidado por haver condenado publicamente o culto a Dionísio, em Éfeso no ano 97. São Paulo escreveu duas cartas endereçadas a ele.

Tito foi convertido e batizado por São Paulo. O Apóstolo endereçou-lhe uma carta e no ano 49 estavam juntos em Jerusalém. Libertado da prisão romana, São Paulo passou por Creta, onde fundou uma comunidade cristã e confiou-a a Tito. É provável que o jovem discípulo tenha sido enviado pelo Apóstolo para evangelizar a Dalmácia, onde seu culto é ainda hoje muito difundido. Segundo uma tradição, Tito morreu em Creta, em idade avançada.

Ó Deus, que ornastes São Timóteo e São Tito com as virtudes dos apóstolos, concedei-nos pela intercessão de ambos, viver neste mundo com piedade e justiça, para chegar ao céu, nossa pátria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Fechar Menu