26 de novembro – Festa do Bem-aventurado Tiago Alberione, presbítero e fundador da Família Paulina

26 de novembro – Festa do Bem-aventurado Tiago Alberione, presbítero e fundador da Família Paulina

Pe. Tiago Alberione nasceu em São Lourenço de Fossano (Cúneo, Itália), em 4 de abril de 1884. Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1907. Em 1913, iniciou-se em jornalismo, como diretor do semanário da diocese, a «Gazeta de Alba».

Em 1914, em plena Segunda Guerra Mundial, Tiago Alberione funda a Congregação Religiosa Pia Sociedade de São Paulo (Padres e Irmãos Paulinos), com a missão específica de atuar na evangelização através dos meios de comunicação social. Fundou também, em 1915, as Irmãs Paulinas; em 1917, os Cooperadores Paulinos; em 1924, as Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre; em 1938, as Irmãs Pastorinhas; em 1959, as Irmãs Apostolinas. Também fundou, em 1960, os Institutos: Jesus Sacerdote, Gabrielinos, Anunciatinas e Sagrada Família.

Pe. Tiago Alberione, Fundador da Família Paulina, faleceu em Roma, no dia 26 de novembro de 1971, aos 87 anos de idade, tendo recebido a visita do Papa Paulo VI uma hora antes de morrer. No dia 20 de dezembro de 2002, o Santo Padre, são João Paulo II, leu o Decreto para a Beatificação do Pe. Tiago Alberione, cuja solene proclamação e inscrição no Martirológio Romano foi no dia 27 de abril de 2003, na Praça de São Pedro. A memória de sua Festa Litúrgica é hoje, dia 26 de novembro, dia do seu nascimento para o céu.

Maiores informações sobre o Bem-aventurado Tiago Alberione, «Apóstolo da Comunicação Social» e Fundador da Família Paulina encontram-se nos sites www.paulus.com.br e www.alberione.org

Ó Deus, que suscitastes na vossa Igreja o bem-aventurado Tiago Alberione, sacerdote, para anunciar ao mundo, com as multíplices formas da comunicação, vosso Filho, que é Caminho, Verdade e Vida, concedei que, imitando o seu exemplo, nos dediquemos com pleno amor ao anúncio do Evangelho a todos os povos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Fechar Menu