Acolher a cruz como condição de ser discípulo

O  22º Domingo do Tempo Comum, ano A, nos mostra o caminho para ser verdadeiramente discípulo de Jesus: acolher e aceitar o caminho da cruz, para descobrir e ter acesso a vida plena.

A primeira leitura, mostra que Jeremias queria fugir da cruz, no entanto, é seduzido por Jahwéh. Jeremias, a partir desse amadurecimento  coloca a sua vida ao serviço de Deus e dos seus projetos. Nesse “caminho”, ele passou por inúmeros obstáculos: defrontar-se com os poderosos  e confrontar-se com a lógica do mundo, por isso, conheceu o sofrimento, a solidão, a perseguição. Podemos dizer que esta é a verdadeira experiência daqueles que acolhem a Palavra de Jahwéh no seu coração e vivem em coerência com os valores de Deus (cf. Jr 20,7-9).

Na  segunda leitura, Paulo exorta a comunidade dos cristãos de Roma, a não conformar-se com o mundo. Esta não conformidade com o mundo impulsiona o caminho da transformação, que começa com a mudança de mentalidade. Paulo exorta ainda para seguir sempre a vontade de Deus: buscar o que é bom, agradável e perfeito para o Senhor. Sabemos que o que agrada a Deus é o caminho da prática da justiça, misericórdia, a fidelidade, sendo também  solidários com a vida do irmão. Paulo garante que é esse o sacrifício que Deus prefere. Quando vivemos esta experiência oferecemos a nossa vida em sacrifício a Deus (cf. Rm 12,1-2).

No Evangelho, encontramos um momento muito adverso daquele do 21º  domingo. Jesus comunica aos discípulos de que o caminho da vida plena e verdadeira, não passa pelos triunfos e êxitos humanos, mas passa pelo amor, sofrimento. E se necessário  for a doação da própria vida. Pedro, vai  reagir, e  Jesus dirá a Pedro palavras muito duras: “ vai para longe, satanás, você é uma pedra de tropeço, quem quiser me seguir, terá que assumir a sua própria cruz”. Pedro, apesar de ter confessado a Jesus de que Ele era o Filho de Deus, ainda precisa de um processo de purificação, precisa superar a lógica do mundo (cf. Mt16,21-27).

Pe. Mário Pizetta, ssp
Pároco

Fechar Menu