NOVENA EM LOUVOR A MARIA SANTÍSSIMA NA FESTA DA ASSUNÇÃO
Tema: “Maria servidora de Deus e dos filhos e filhas de Deus”
Servir é dar a vida pelos outros, é entregar-se aos demais
Maria quer nos recordar que o amor é o mais profundo e significativo sentimento, e que ele se expressa no serviço. Assim, mostra-nos, com seus exemplos, que a Igreja é e quer ser a servidora dos homens.
O que é servir?
Jesus mesmo explica: servir é dar a vida pelos outros, é entregar-se aos demais. Servir é dar-se de si mesmo, entregando ao outro a nossa preocupação, nosso tempo e amor.
A Igreja Servidora, A Igreja do Concílio proclamou-se servidora do mundo e dos homens. Por isso, escolheu Maria como modelo dessa atitude.
Maria, nosso exemplo
Nós, muitas vezes, cremos que estamos servindo a Deus, porque fazemos uma oração ou cumprimos uma promessa. Olhemos para Maria. Ela nos entrega toda sua vida para cumprir a tarefa que o Senhor lhe encomenda pelo anjo. Maria sabe, por meio do anjo, que seu Filho será o Rei do universo, e de Isabel só o seu precursor. Mas é ela quem corre até onde vivia sua prima; ela não busca pretextos por estar grávida e, assim, não poder arriscar-se numa viagem tão longa.
Quando o anjo lhe anuncia que ela será a Mãe de Deus, Maria compreende que essa vocação exige que ela se converta na primeira servidora de Deus e dos homens.
PRECE: Unidos à Maria no meio do povo roguemos ao Pai do céu que nos dê suas graças. Amém
Rezemos Ave Maria…Salve, ó estrela do mar, que, com vosso brilho único, tendes iluminado o mar tempestuoso deste mundo, e levado ao porto de salvamento a todas as almas que por vós se norteiam.
Guiai os nossos passos pelo dia afora e atravesse a vossa Luz conosco as trevas da noite, do erro e do mal traiçoeiro.
Iluminai-nos para grandes ações, para resoluções generosas e para uma vida verdadeiramente cristã.
Tornai luminosas as nossas almas aproximando-as da Luz eterna, Jesus, e ouvi misericordiosa a prece de todos os indigentes e aflitos que a vós recorrem no mar agitado da vida.
Assim seja.