09 de julho – Santa Verônica Giuliani, virgem

09 de julho – Santa Verônica Giuliani, virgem

No dia de hoje lembramos uma Santa cujo nome civil é Úrsula Giuliani, nascida em 1660 em Mercatello, perto de Urbino, sétima filha do casal Francisco e Benedita Giuliani, que na idade de dezessete anos entrou entre as Irmãs Clarissas da cidade de Castelo. Nada teria saído fora dos muros rigorosos daquele Convento da extraordinária experiência mística da Irmã Verônica, se o seu Confessor não houvesse ordenado que escrevesse seu diário, com a imposição de não reler nada de tudo o que ia traçando: assim transcrevia as confidências do Redentor, de quem revivia literalmente os sofrimentos da paixão. “No ano de 1697 – lemos em seu diário – na sexta-feira santa, de madrugada, eu estava em oração. Deus fez penetrar em minha alma a graça ao dar-me os sinais e as dores que o Verbo Divino havia sofrido pela minha redenção. Sentia em meu coração uma dor mortal”.

Assim descreve a recepção dos estigmas: “Eu vi sair de suas santas chagas cinco raios resplandecentes, e todos vieram perto de mim. Em quatro estavam os pregos, e no outro estava a lança, como de ouro, toda candente e me passou o coração de fora a fora”. Após a sua morte, ocorrida na cidade de Castelo em 1727, numa sexta-feira, após trinta e três dias de doença, sobre seu corpo, que mostrava ainda as feridas da paixão, foi feita a autópsia e os médicos reconheceram que o coração realmente estava transpassado de fora a fora. “Quando vi estes estigmas exteriores – confia Santa Verônica ao seu diário – chorei muito e roguei ao Senhor que se dignasse escondê-los aos olhos de todos”. Seu desejo foi ouvido, vivendo em reclusão total por toda a vida. Seu diário, escrito durante mais de trinta anos, depois de publicado, totalizou quarenta e quatro volumes.

Deus, nosso Pai, vós sois o nosso pastor. Tomai a defesa de vosso povo sofrido, abandonado à margem de uma sociedade consumista e gananciosa. Que cada um de nós sinta-se amado e guiado por vós rumo às fontes da vida. Amém.

Fechar Menu