08 de abril São Gastão, bispo

08 de abril São Gastão, bispo

Seu nome latino é Vedastus. Parece ter nascido em Lomousine, numa família nobre. Jovem ainda retirou-se para a Lorena, para levar vida retirada e virtuosa. O Bispo de Toul chamou-o para o seu escasso clero e o ordenou sacerdote.

O Rei Clóvis tendo vencido os alemães, preparava-se para cumprir seu voto, dirigindo-se para Reims, onde o esperava o Bispo Remígio para o batismo. Não quis dar aquele passo, desconhecendo noções básicas de religião, pelo que pediu ao Bispo de Toul um catequista, que o instruísse no caminho. O Bispo lhe deu Gastão como companheiro de viagem e instrutor religioso. Como que para confirmar a sua missão, Deus concedeu ao jovem sacerdote um milagre, que teria duplo efeito: restituiu a vista a um pobre cego encontrado no caminho, e abriu os olhos do Rei estupefato, persuadido da santidade do cristianismo.

Em Reims, após o batismo, o Rei Clóvis recomendou a São Remígio o seu catequista. São Remígio o reteve em Reims, onde Gastão se entregou a instrução dos fiéis e a assistência aos pobres, tanto que dentro de pouco tempo São Remígio o consagrou Bispo de Arras. Com o Rei Clóvis converteram-se muitos francos, mas tal conversão tinha um caráter mais político que religioso; os costumes de muitos deles continuavam pagãos.

Numa frigidíssima noite de fevereiro foi vista uma nuvem luminosa sobre o palácio episcopal. Era justamente o momento da partida de Gastão, que há quarenta anos era Bispo de Arras. Ao clero reunido em torno dele recomendou a fé, a esperança e especialmente a caridade. Depois dormiu no Senhor como um antigo patriarca, a 6 de fevereiro de 540.

Deus, nosso Pai, dai-nos largueza de coração e abertura de mente; tornai-nos acolhedores e hospitaleiros, gentis e amáveis; dai-nos serenidade de espírito, ungi nossas palavras com a verdade e tornai-nos autênticos e sinceros em nossos atos; sejamos justos em nossos juízos, afáveis e generosos em servir. Dai-nos sabedoria no viver, modéstia no vestir, sobriedade no comer. Amém.

Fechar Menu