E Jesus também Chorou…

O 5º Domingo da Quaresma nos apresenta um dos sinais de Jesus  que relata o evangelista João. Vamos nos confrontar com um quadro onde Jesus mostra o seu lado humano e divino. Jesus ultrapassa o nosso universo da vida biológica: “Eu sou a ressureição e a vida”, a vida  supera a morte. Vejamos  as leituras:

O profeta Ezequiel, na primeira leitura, revela que o Senhor não abandona o seu Povo, que neste momento vive exilado, inseguro, até desesperado e sem futuro, condenado a morte. Ele abrirá as sepulturas e colocará sobre cada um Novo Espirito abrindo-nos para uma vida nova. Vida que virá pelo Espírito de Deus, e irá converter  o coração do Povo e inseri-lo na dinâmica da obediência a Deus e o amor aos irmãos (cf. Ez 37,12-14).

No  evangelho vamos vivenciar a ressureição de Lázaro. Neste evangelho, rico de particularidades encontramos: Marta e Maria que reclamam de Jesus: “Se tivesse estado aqui meu irmão não teria morrido”(Jo 11,21); diante da constatação da comoção todos choram, inclusive Jesus; Judeus presentes também se admiram: “vede como ele o amava”. Jesus vem tirar as pedras que bloqueiam a nossa fé. Jesus com este evangelho nos ensina a estarmos próximos dele, sermos seus amigos, caminhar com ele, ter confiança. Vivendo na companhia de Jesus não conheceremos a morte, mas buscaremos sempre a vida (cf. Jo 11,1-45).

A segunda leitura Paulo nos mostra que em cada um de nós existe:  o espirito do mundo e o Espirito de Deus. O espirito do mundo nos lembra as realidades terrenas, que passam, e que muitas vezes bloqueiam a manifestação do Espirito de Deus de nossas opções por Jesus. Paulo  nos convida a vivermos a graça do Batismo. No batismo optamos por Cristo e acolhemos a vida nova que Ele nos oferece para fazermos as obras de Deus (cf. Rm 8,8-11).

Caros paroquianos(as) e aqueles que acompanham nosso site, lembramos que esta semana, a última do período quaresmal, nos convida a  preparar-nos  para um encontro maior do mistério de nossa fé: Paixão, Morte e Ressureição de Jesus.

Pe. Mário Pizetta, ssp
Pároco

Fechar Menu