1º de março  – Santo Albino, bispo

1º de março – Santo Albino, bispo

Foi um dos santos mais populares da Idade Média. Nasceu em Vannes, na França em 496 de uma família nobre. Teve de renunciar a títulos e a uma rica herança para poder ingressar no mosteiro em Tincillac. Mas não obstante ele esconder suas qualidades humanas e virtudes religiosas sempre os outros o colocavam em evidência. Foi eleito abade e ficou 25 anos até que, por obediência, teve de aceitar o cargo de Bispo de Angers.

Juntando ao zelo pastoral prudência e firmeza, governou a sua diocese conseguindo mais hostilidades que aplausos. Fez-se o pai e irmão dos pobres, dos humildes, dos injustiçados. Morreu no dia 1º de março de 554. Apenas dois anos depois sua fama de santidade já lhe merecia a dedicação de uma igreja, para cuja cripta foram transladados seus despojos. Ao lado da igreja surgiu uma abadia batizada com o seu nome.

A piedade popular atribui-lhe fatos miraculosos, como o desmoronamento das portas da prisão, a libertação dos encarcerados e a morte de um soldado com um único sopro de sua boca.

Deus, nosso Pai, o mundo que desejais é um mundo de paz e de justiça, de solidariedade e de comunhão, onde não haja divisões, nem dor ou sofrimento. Que se cumpra em nós, vosso povo santo e pecador, aquilo que Jesus realizou com palavras e obras poderosas durante sua vida terrena. Amém.

Fechar Menu