22 de janeiro Memória Facultativa de São Vicente, diácono e mártir

22 de janeiro Memória Facultativa de São Vicente, diácono e mártir

Vicente, nascido em Huesca, tornou-se diácono na Igreja de Saragoça na Espanha, ofereceu a Cristo o sacrifício da vida em companhia de seu bispo São Valério com quem tinha oferecido o sacrifício do altar. Ambos foram obrigados a ir a pé, de Saragoça até Valência. Chegando à presença do governador Daciano, tomou a palavra, em nome do bispo, rebatendo as falsas acusações e ainda expôs-lhe a mensagem evangélica. Para emudecê-lo, o governador ordenou que o torturassem barbaramente. Vicente, todo ferido e inchado, foi atirado numa cela escura, cujo piso estava forrado de cacos de vidro e pontas de flechas. Longe de fraquejar, com voz forte, entoava hinos de agradecimento a Deus. O governador, desejando privá-lo dessa glória, ordenou que o colocassem numa cama muito confortável, mas ele já estava morto. Era o ano 304.

Seu corpo foi jogado ao relento para ser comido pelos animais selvagens. Mas a seu lado uma grande águia não deixava os animais se aproximarem. Daciano então ordenou que jogassem seu corpo no rio, depois de tê-lo amarrado a uma pedra. O corpo não afundou e encaminhou-se para a margem do rio. Recolhendo-o, os cristãos o sepultaram. Sobre o túmulo, construiu-se a igreja que traz o seu nome. É padroeiro dos taberneiros, donos de bar, produtores de vinagre e vinicultores.

Deus eterno e todo-poderoso, infundi em nossos corações o vosso Espírito para que sejam fortalecidos pelo intenso amor que levou o diácono São Vicente a vencer os tormentos do martírio. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

22 de janeiro Memória de São Vicente Pallotti22 de janeiro Memória de São Vicente Pallotti

São Vicente, presbítero italiano, no século XIX, fundou a Família Palotina.

Ó Deus, só vós sois santo e sem vós ninguém pode ser bom. Pela intercessão de São Vicente Pallotti, dai-nos viver de tal modo, que não sejamos despojados da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Fechar Menu