20 de janeiro Memória Facultativa de São Sebastião, mártir

20 de janeiro Memória Facultativa de São Sebastião, mártir

Segundo Santo Ambrósio, São Sebastião nasceu em Milão. Faleceu por volta do ano 284. Era capitão do exército romano. Sofreu o martírio sob o reinado de Diocleciano. O relato de seu martírio é contado por Arnóbio, o jovem, no século V. Amigo do Imperador, Sebastião teria aproveitado para socorrer os irmãos na fé, os cristãos. Fazia também apostolado procurando converter soldados e prisioneiros; aliás o próprio governador de Roma, Cromácio, e seu filho Tibúrcio, foram convertidos por Sebastião e sofreram o martírio. O destemido e audaz centurião, Sebastião, teve de comparecer diante do Imperador para dar explicações sobre o seu procedimento. O Imperador se queixou que tinha confiado nele e que esperava dele uma brilhante carreira e ele o havia traído. Afirmou: “Eu te abri as portas de meu palácio e te aplainei os caminhos para um futuro promissor, enquanto tu atentaste contra minha salvação…”. Condenado à pena capital e sem apelação, foi amarrado a um tronco, transformado em alvo dos arqueiros, teve seu corpo varado por flechas, na presença da guarda pretoriana. É padroeiro dos arqueiros, dos presos e encarcerados. Invocado contra as doenças contagiosas.

Dai-nos, ó Deus, o espírito de fortaleza para que, sustentados pelo exemplo de São Sebastião, vosso glorioso mártir, possamos aprender com ele a obedecer mais a vós do que aos homens. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

20 de janeiro Memória Facultativa de São Fabiano, mártir

20 de janeiro Memória Facultativa de São Fabiano, mártir

Fabiano nasceu na Itália, por volta do ano 200, e lá faleceu em 250. Enquanto papa, empenhou-se na administração dos bens da Igreja e na assistência aos pobres.

Ó Deus, que sois a glória de vossos sacerdotes, concedei-nos, pelas preces de vosso mártir São Fabiano, progredir sem cessar na comunhão da fé e na dedicação em vos servir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Fechar Menu