15 de janeiro São Macário, o Grande , eremita

15 de janeiro São Macário, o Grande , eremita

Contam-se no calendário 14 santos com esse nome. O santo deste dia é assinalado pelo qualificativo “Grande”, pois é o mais famoso e o primeiro na sequência cronológica. Macário nasceu no alto Egito no ano 300, em um ambiente propício à vida solitária de um eremita. Desde jovem, amou a solidão. Para ganhar o próprio sustento, tecia cestas e tapetes, enquanto guardava as ovelhas no campo.

Decidiu refugiar-se em pleno deserto e deu continuidade aos estudos preparatórios para o sacerdócio, a fim de poder celebrar a eucaristia nas inumeráveis colônias monásticas que, atraídas por seu exemplo, cresciam cada vez mais. Morreu no ano de 390.

“Como são belos, sobre os montes, os pés do mensageiro que anuncia a paz, do que proclama boas novas e anuncia a salvação, do que diz a Sião: ‘O teu Deus reina’. Eis a voz das tuas sentinelas; ei-las que levantam a voz, juntas lançam gritos de alegria, porque com os seus próprios olhos veem o Senhor que volta a Sião. Regozijai-vos, juntas lançai gritos de alegria, ó ruínas de Jerusalém! Porque o Senhor consolou o seu povo, ele redimiu Jerusalém. O Senhor descobriu o seu braço santos aos olhos de todas as nações e todas as extremidades da terra viram a salvação do nosso Deus” (Is 52,7-10).

15 de janeiro Santo Arnaldo Janssen

Arnaldo Janssen nasceu na Alemanha em 1837 e faleceu na Holanda em 1909, fundador da Congregação dos Missionários do Verbo Divino (Verbitas), da Congregação Missionária das Servas do Espírito Santo e das Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua.

Ó Deus, por vosso Verbo, feito homem, realizais a reconciliação do gênero humano; pela intercessão do presbítero Santo Arnaldo, concedei propício que todos os povos, libertados das trevas do pecado e iluminados pela luz do Verbo e pelo espírito da graça, possam alcançar o caminho da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Fechar Menu