11 de janeiro – Santo Higino, papa

11 de janeiro – Santo Higino, papa

No elenco dos doze primeiros bispos de Roma feito por Santo Ireneu, no fim do século II, Higino é o nono sucessor do apóstolo Pedro na Sé de Roma. Sofreu o martírio na perseguição desencadeada pelo imperador Antonino Pio por volta do ano 140. Durante o seu breve pontificado que foi do ano 136 ao ano 140, os ataques dos pagãos haviam diminuído e a Igreja se viu ameaçada pela proliferação de seitas heréticas que negavam a revelação divina, transformando-a em simples filosofia religiosa. O Papa Higino denunciou a heresia se esmerando na preservação da integridade do ensinamento evangélico.

Inspirando-se no modelo de organização criado pelo imperador Adriano, instituiu as ordens menores para melhorar o serviço da Igreja e preparação ao sacerdócio, estabelecendo na Igreja a primeira forma de estruturação hierárquica. Deve-se também a ele a instituição de padrinhos no batismo.

Deus, nosso Pai, Santo Higino testemunhou com a vida o seu amor a Jesus, crucificado, morto e ressuscitado pelo poder de Deus. Por intercessão de Santo Higino, nós vos pedimos: não nos deixeis dominar pelos ídolos de nosso século, mas procuremos vos servir fielmente, discernindo os sinais dos tempos, abrindo nossos corações à vossa Palavra que é alimento de nossa vida e luz para o nosso agir. Amém.

Fechar Menu