Um Rei de Reconciliação e Paz

UM REI DE RECONCILIAÇÃO E PAZ

Celebramos neste domingo a festa de Cristo Rei, e com esta celebração concluímos o ano litúrgico de 2019.

O prefácio da missa define bem o reinado de Jesus: “ Um reino eterno e universal; reino de verdade e de vida; reino de santidade e de graça; reino de Justiça, do amor e da paz”. Iniciaremos no próximo domingo o tempo do Advento, tempo que anuncia a chegada do Salvador. Ele vem para nos libertar, reconciliar e trazer a Paz.

Na primeira leitura Davi é ungido rei dos filhos de Israel, ele faz uma aliança com seu Senhor e assume o compromisso de guiar o seu o povo (2Sam 5,1-3).

O evangelho nos mostra Jesus sendo pregado na cruz. Certamente para muitos que o seguiam e não o compreendiam uma grande decepção. Para os que o condenaram, um alívio, os soldados e muitos outros fizeram gozações de Jesus na cruz: “Este é o rei dos judeus”, “Tu não és o Cristo?”. Ao perdoar o crucificado ao seu lado, nos ensina o quanto é importante o perdão. Jesus vem para reconciliar o ser humano e trazer paz (cf. Lc 23, 35-43).

A segunda leitura, Paulo dirá a comunidade dos Colossenses que Cristo nos libertou do pecado, pois ele é imagem do Deus invisível, Ele é a cabeça, Ele é o princípio de todas as coisas, o primogénito. Cristo é o centro de nossa vida (cf. Col 1,12-20).

Pe. Mário Pizetta, ssp

Pároco

Fechar Menu